'Rambo Lambo': 1º SUV da marca dispensava luxo e confundiu até a polícia
Muito antes do Lamborghini Urus, a marca italiana entrou no mundo dos SUVs com o LM002. Mas a entrada foi no lado mais bruto dos SUVs, com o modelo sendo de fato um veículo militar. Seu próprio nome se dá por uma sigla, com "LM" significando "Lamborghini Military". Tudo teve início no Salão de Genebra em 1982, com o modelo oficial chegando em 1986.
O carro
Nos anos 1980, o mercado deste tipo de veículos ainda não era muito explorado e o primeiro projeto jamais recebeu luz verde. Então a Lamborghini nunca finalizou seus planos e o chamado LM001 ficou no protótipo, que foi exibido na Suíça.
O modelo foi feito utilizando o motor AMC V8 e tendo como base o Lamborghini Cheetah. Porém, apesar do primeiro fracasso, a marca queria um SUV.
Assim nasceu o LM002 com chassi totalmente novo e um motor V12 do Lamborghini Countach. Chamado de "Rambo Lambo", o veículo foi lançado em 1986.
Com versão militar - sem tantos equipamentos - e versão civil, o LM002 tinha rádio, ar-condicionado, aparelho de som premium no console do teto e assentos revestidos de couro. Seu pneu era o recém-desenvolvido Pirelli Scorpion.
O SUV não deixava de ser esportivo, com 210 km/h de velocidade máxima e um 0 a 100 km/h em 5,3 s. Seu V12 tinha 450 cv e torque de 50,9 kgfm.
Apenas 301 modelos foram feitos, e um deles foi comprado por um proprietário recentemente por US$ 400 mil (R$ 2,1 milhões) nos Estados Unidos.
Ele foi James, do canal The Stradman, que inclusive confundiu um policial. Ele estava em uma estrada guiando o veículo em Utah, quando um policial o parou.
"Estou apenas dirigindo para casa", explicou ele. Ele também contou ao policial a história do SUV incomum que dirigia e porque não estava registrado, e assim seguiu viagem.
Confira no vídeo (em inglês):
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário