Audi cogita eliminar seu primeiro carro elétrico por falta de compradores
A Audi está pensando em encerrar a produção dos modelos Q8 e-tron e Q8 Sportback e-tron mais cedo do que planejado devido a uma queda na procura de ambos. A decisão vem devido ao fato de outros veículos ofertados pela montadora no mercado atualmente estarem tirando as vendas destes carros.
O que aconteceu
Audi Q8 e-tron e Q8 Sportback e-tron devem ter sua produção - feita na fábrica da Audi em Bruxelas, Bélgica - encerradas antes do período planejado de acordo com a montadora alemã devido a uma baixa procura.
A marca diz que ambos sofrem de uma "queda intensificada na demanda", que também é reflexo da introdução de outros modelos elétricos em sua linha. Um deles é o Audi Q6 e-tron, mais barato, mais moderno e com maior autonomia que o Q8 e-tron.
Batizado anteriormente apenas como 'Audi e-tron', o modelo foi o primeiro carro 100% elétrico apresentado pela marca alemã.
Além do Q8 e-tron, a Audi também vê grande desafio em manter sua fábrica em Bruxelas, onde o modelo é feito. Lá, a fabricante diz ter "desafios estruturais de longa data nas instalações" como altos custos logísticos e um layout de fábrica difícil de alterar devido à localização perto do centro da cidade.
Entretanto, a Audi no momento encontra-se analisando a legislação belga e possíveis soluções para sua fábrica. A montadora afirma que caso nenhuma solução seja encontrada, a estrutura realmente terá que ser fechada.
CEO da Audi Bruxelas, Volker Germann disse que "o anúncio não significa que uma decisão foi tomada", mas que "esta notícia foi sentida profundamente pelos funcionários em Bruxelas e por mim também".
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.