Câmbio automático: como saber que ele está prestes a deixá-lo na mão

O câmbio é essencial a qualquer carro. Seja manual ou automático, com alavanca, joystick ou seletor giratório, ele pode dar problemas, mas isso nunca surge do nada. Portanto, há maneiras de ficar de olho e se precaver da dor de cabeça que pode vir.

Especialmente nos carros com câmbio automático, danos que poderiam ser evitados tendem a ter um custo alto no bolso do consumidor, mesmo com a democratização do uso desse tipo de transmissão nos carros mais populares.

Vazamento

O primeiro sinal de que algo não está de acordo com o câmbio automático são vestígios de vazamento, ou seja, a caixa de câmbio molhada de óleo por fora.

Isso pode significar que a caixa esteja danificada ou os anéis de vedação não estejam mais cumprindo sua função. Vale lembrar que, ao perder o óleo, isso pode levar a uma quebra.

Cheiro de queimado

Se estiver surgindo um cheiro de queimado em movimentações lentas do veículo, o carro pode estar com superaquecimento no câmbio. Nesse sentido, pode ser tanto a falta de fluido quanto óleo com alto nível de contaminação, o que faz com que as propriedades de lubrificação e arrefecimento sejam perdidas ou reduzidas.

Cor do óleo

Apesar de existir o mito que óleo de câmbio não se troca, na verdade, o indicado é realizar a troca. Além disso, se o óleo estiver com coloração diferente. A cor do óleo deve ser avermelhada e translúcida, do contrário significa que ele já não está dentro das suas especificações e não faz o que deveria em termos de arrefecimento ou lubrificação dos componentes e engrenagens.

Trancos

O câmbio automático convencional, com engrenagens e marchas tem um funcionamento menos suave do que o CVT, que usa polias, mas isso não implica trancos.

Continua após a publicidade

Se houver trancos consideráveis entre as trocas de marcha, o proprietário deve acender o alerta e levar o carro a uma oficina. O conserto preventivo pode ser caro, mas não consertar pode gerar um prejuízo ainda maior.

Atenção ao painel

O alerta do painel de instrumentos para problemas no motor serve também para alertar sobre possíveis problemas no câmbio. Mas, nesse caso, só é possível saber qual o problema ao passar o carro por um equipamento de diagnóstico em uma oficina especializada.

Consulte o manual de instruções do seu veículo para entender quais os significados de cada símbolo ali porque muitas vezes há mais de um motivo para cada alerta, como nesse caso.

*Com informações de matéria publicada em novembro de 2022

Deixe seu comentário

Só para assinantes