Como é o supercarro inspirado na F-1 que a Red Bull vai vender a ricaços

A equipe Red Bull, atual campeã da Fórmula 1, utilizou o festival anual de Goodwood para lançar seu primeiro hipercarro. Ele é o RB17, projetado pelo mesmo homem que faz seus carros vencedores nas pistas, o mago da aerodinâmica Adrian Newey.

Apenas 50 unidades serão produzidas e estima-se que seu preço deverá ser de 5 milhões de libras (cerca de R$ 35,4 milhões na cotação atual) mais os impostos.

Como é o carro

Modelo de dois lugares apenas para pista, o carro é movido por um motor Cosworth V10 de 4,5 litros aspirado que produz aproximadamente 1.000 cv de potência. Há ainda um motor elétrico que produz 200 cv, o que eleva a potência geral para 1.200 cv em 15.000 rpm.

O RB17 tem apenas tração traseira. O câmbio é parecido com o de Fórmula 1, feito internamente pela Red Bull. No entanto, não há marcha ré, algo que fica a cargo do motor elétrico.

Segundo Newey, o carro exibido é uma versão feita no ano passado, com o modelo atual sendo um pouco menor. De acordo com o designer, a 240 km/h ele oferecerá 1.678 kg de downforce.

Ainda ajudando na aerodinâmica, temos a suspensão ativa que regula a altura do carro, o fazendo obter sempre o melhor efeito do ar. Há também controle de tração e modos eletrônicos de estabilidade. Assim como os F1 atuais, o carro tem rodas de 18 polegadas.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

Só para assinantes