De F-150 Raptor ao SUV da Ranger, Ford testa novidades de olho no Brasil

Nesta semana, o programa Carona vai até General Pacheco, na Argentina, para conferir novidades da Ranger onde ela é fabricada, no país vizinho.

Agora, os motores turbodiesel 3.0 V6 e 2.0, que eram importados, respectivamente, do Reino Unido e da Índia, passam a ser produzidos no país vizinho com investimento de US$ 80 milhões (cerca de R$ 435 milhões na conversão direta).

Diretamente da fábrica de Pacheco, o apresentador Jorge Moraes conversa com Martín Galdeano, presidente da Ford para a América do Sul, e fala sobre as prováveis vindas ao Brasil da Ford F-150 Raptor e da versão "raiz" do Bronco, já lançadas no mercado argentino.

Outro modelo da marca norte-americana com potencial para ser vendido aqui é o Everest, SUV derivado da Ranger comercializado na Austrália que viria para concorrer com Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero Sport.

Alagamento e calço hidráulico

Motorista tenta passar por alagamento em Guarulhos, na Grande São Paulo
Motorista tenta passar por alagamento em Guarulhos, na Grande São Paulo Imagem: N. Rodrigues/Estadão Conteúdo

No quadro Autosserviço, Moraes traz dicas do consultor automotivo Marcelo Silva sobre como agir ao se deparar com uma área alagada ao volante de um veículo.

O melhor é evitar a travessia, para evitar riscos à própria vida e para fugir danos graves que podem ser causados pela entrada de água no automóvel - a orientação básica é transpor o alagamento apenas se a altura da água estiver abaixo da metade da circunferência das rodas.

Silva alerta que, nessa situação, é possível que a água entre no motor, seja pela respectiva admissão de ar, cuja altura varia de modelo para modelo, seja pelo escapamento.

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A entrada de líquido no propulsor é capaz de causar o temido calço hidráulico, que pode afetar cabeçote, biela e outros componentes, demandando o gasto de uma pequena fortuna na oficina.

Novo sedã híbrido da BYD

BYD King é híbrido pug-in e pode rodar até 120 km no modo elétrico; preços a partir de R$ 175,8 mil
BYD King é híbrido pug-in e pode rodar até 120 km no modo elétrico; preços a partir de R$ 175,8 mil Imagem: Divulgação

Jorge Moraes também confere o recém-lançado King, sedã médio híbrido plug-in da BYD que chega ao Brasil para concorrer com o líder Toyota Corolla e buscar clientes da geração anterior do Honda Civic - a atual é importada da Tailândia e está muito cara.

Disponível em duas versões, com preços de R$ 175,8 mil (GL) e R$ 187,8 mil (GS), o novo King combina motor 1.5 aspirado a gasolina com outro elétrico, sempre acoplados ao eixo dianteiro.

Com esse conjunto, a fabricante informa autonomia de até 1.200 km com as baterias totalmente carregadas e o tanque de 48 litros cheio.

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A configuração de entrada traz baterias de 8,3 kWh, que proporcionam autonomia de até 55 km no modo 100% elétrico, conforme a BYD, enquanto a potência combinada é de 209 cv.

Já o King topo de linha rende 235 cv e, com baterias de 18,3 kWh, a promessa é de rodar até 120 km sem gastar uma gota de gasolina.

As duas configurações medem 4,78 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,49 m de altura e 2,72 m de distância entre-eixos. A capacidade do porta-malas sempre é de 450 litros.

Por fim, Moraes conversa e tira dúvidas da audiência sobre o mercado automotivo no quadro Fala Carona.

'Carona' é nova atração do UOL Carros

Nova atração do UOL Carros na programação do Canal UOL, o 'Carona' aborda os assuntos mais quentes do mercado automotivo todas as segundas-feiras, às 11h (horário de Brasília).

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Apresentado pelo jornalista e colunista Jorge Moraes, o programa traz os lançamentos mais importantes do setor, além de dicas de serviços, entrevistas com personagens, curiosidades e novas tendências para você ficar por dentro do que interessa no mundo dos carros e da mobilidade.

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