Picape do Creta e SUV híbrido: desvendamos o que Hyundai fará no Brasil

Kona híbrido, Tucson chegando e uma nova 'picape do Creta' em desenvolvimento. Essas são as apostas para o alto investimento da Hyundai para o Brasil, em especial após mudanças na Caoa na fábrica de Anápolis (GO).

Oficialmente a marca ainda não confirma os lançamentos e se limitou a informar que só disponibiliza informações já divulgadas anteriormente. O UOL Carros, porém, apurou o que podemos esperar da marca sul-coreana para os próximos anos.

A nova Hyundai no Brasil

A Hyundai anunciou recentemente um novo ciclo de R$ 5,4 bilhões de investimentos no Brasil, acompanhado de uma reformulação significativa na parceria com a Caoa - que anteriormente era responsável pela importação e fabricação de veículos da marca sul-coreana em Anápolis.

A Hyundai Motor Brasil (HMB) coordenará a importação e distribuição de todos os veículos da marca no país, enquanto a Caoa fabricará os carros sob encomenda, recebendo royalties pelo serviço. Os veículos serão produzidos na fábrica de Anápolis, incluindo tanto veículos já conhecidos quanto novos lançamentos.

Atualmente, a produção inclui o Hyundai HR, um utilitário com freio elétrico, tração 4x4 e motor turbo diesel. O primeiro modelo deste novo acordo é o Hyundai HR, um utilitário vendido em todas as concessionárias Hyundai e Caoa no Brasil. O HR 2025, que já está disponível no mercado, conta com freio elétrico, tração 4x4 e motor turbo diesel, com preços a partir de R$ 179.990.

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Imagem: Jorge Moraes/UOL

Novos carros

A reportagem apurou que dois modelos serão produzidos nos próximos meses em Anápolis. Um é o SUV compacto Kona híbrido, previsto para o primeiro trimestre de 2025, que combina um motor a combustão com um motor elétrico.

A Caoa também já está se preparando para produzir nacionalmente o novo Hyundai Tucson, que passará por reestilização e também pode ser híbrido.

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UOL Carros também apurou que a empresa está planejando expandir sua presença no mercado brasileiro com duas picapes. A primeira delas, Santa Cruz, prevista para chegar no segundo semestre de 2025, será importada.

Além disso, a marca está desenvolvendo para produzir uma picape nacional derivada do SUV Creta. O nome oficial ainda não definido, mas o veículo chega para competir com modelos como a Fiat Toro, Chevrolet Montana e a futura picape média da Volkswagen, ainda sem nome.

A picape do Creta será equipada com um motor 1.6 turbo a gasolina, complementado por dois motores elétricos. Deve ser lançada no final de 2025 ou no primeiro semestre de 2026.

Importados também estão previstos, alguns deles para 2024. Há planos de importar e lançar o hatch elétrico Ioniq 5 e o SUV grande Palisade ainda este ano. Outros modelos como o Elantra NLine e o novo Santa Fé também estão na lista de futuros lançamentos.

Empregos

Segundo a Caoa, a fábrica em Anápolis passa por uma expansão significativa para aumentar a capacidade de produção. Atualmente, a fábrica opera em dois turnos, mas a Caoa está estudando a possibilidade de adicionar um terceiro para atender à demanda crescente. Além disso, o número de funcionários deve aumentar dos atuais 3.800 para mais de 4.500.

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Atualmente, a fábrica já opera em dois turnos e já estuda a possibilidade de um terceiro turno para atender à demanda crescente.
A Caoa também está investindo na modernização das suas instalações para produzir novos modelos da Hyundai, incluindo veículos híbridos e elétricos. Este investimento é parte de um plano maior de R$ 3 bilhões para modernizar e expandir a unidade industrial.

Vale lembrar que na planta de Anápolis também é responsável pela produção de carros da Caoa Chery, como os Tiggo 5x, 7 e 8.

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