Donos de carro a hidrogênio processam a Toyota por perrengues

Um grupo de locatários e proprietários do Toyota Mirai, movido a hidrogênio, estão processando a montadora japonesa nos Estados Unidos por acusação de propaganda enganosa. A marca afirmava que seria fácil de encontrar postos de abastecimento, entretanto os usuários do carro estão descontentes com falta de locais e o fato de precisarem percorrer longas distâncias para encontrar combustível.

O que aconteceu

Desiludidos com a usabilidade do Toyota Mirai, um grupo de consumidores está processando a montadora. Segundo eles, o carro é impossível de ser guiado no dia a dia.

Entre as queixas estão escassez de postos de reabastecimento em operação, escassez e custo alto do hidrogênio e a autonomia do Mirai, que ficaria muito aquém dos números anunciados pela montadora.

Vendedores e a própria fabricante teriam dito, segundo o processo, que "o combustível hidrogénio está disponível e que o reabastecimento do Mirai é perfeito", ainda falando que seria "comparável ao reabastecimento com gasolina".

Usuários dizem que o hidrogênio pode ficar indisponível por "dias seguidos" e que o reabastecimento leva "muitas horas em média", pelo congelamento e travamento das bombas de hidrogênio no veículo. É necessário às vezes esperar 30 minutos para que o bico da bomba aqueça para uma desconexão segura.

Ainda segundo os consumidores, seu alcance de 575 km e 647 km é irreal. Houve também um aumento de cerca de 200% no preço do combustível nos últimos anos.

Tudo isso também faz o valor de revenda do Toyota Mirai ser seriamente impactado negativamente.

O Toyota Mirai foi lançado em 2015 e recebeu uma segunda geração em 2020.

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