Funções 'secretas': veja recursos que seu carro deve ter e você nem imagina
Se você acha que conhece todas as funcionalidades do seu carro, pense novamente. Muitos veículos saem da fábrica cada vez mais recheados de tecnologia e repletos de funcionalidades avançadas, muitas das quais permanecem desconhecidas para a maioria dos motoristas.
Algumas delas já estão disponíveis e muitos nem sabem que exista - descobre apenas quando o próprio carro se revela para você. O UOL Carros listou algumas das funções 'secretas' presentes em muitos carros vendidos no Brasil. Confira abaixo:
Aliviar o pé do acelerador para trocar de marcha
Alguns carros com câmbio automático, principalmente aqueles com CVT, têm uma função que permite trocar de marcha suavemente. Basta aliviar o pé do acelerador, e o câmbio fará a mudança sem solavancos.
Auto Hold do freio de estacionamento eletrônico
Em alguns modelos como os Mercedes-Benz, o Auto Hold é ativado automaticamente quando você pisa com mais força no pedal de freio. Ele mantém o carro parado em subidas e descidas sem que você precise manter o pé no freio.
Ajuste automático do volume da música
Alguns carros aumentam o volume do sistema de som à medida que a velocidade aumenta. Esse recurso está disponível em muitas centrais multimídia de várias marcas, garantindo que você ouça melhor a música em estradas mais barulhentas.
Detecção de fadiga
Já é conhecida como a pausa do cafezinho. Muitos veículos têm sistemas que monitoram sinais de fadiga do motorista, como movimentos irregulares do volante. Quando detectada, uma mensagem aparece no painel de instrumentos, visualizando uma xícara de café, sugere que você faça uma pausa e estacione o carro, para recuperação.
Sistema de rastreamento do manobrista
Alguns modelos da Volkswagen possuem um sistema Vallet, que registra onde o manobrista levou o carro e só o motorista dono do veículo pode saber. É muito útil para garantir que o veículo não seja mal utilizado, como algum passeio não permitido, fora do caminho do estacionamento.
Recirculação automática do ar-condicionado
Quando o nível de oxigênio na cabine cai, o sono pode aumentar a fadiga do motorista e com ar-condicionado ligado todo o tempo, isso geralmente ocorre a cada duas horas. Nesse caso, o carro desliga automaticamente a recirculação do ar-condicionado, garantindo ar fresco.
Destravamento automático das portas
Ao se aproximar com a chave presencial key less no bolso, algumas marcas de carros acionam o sensor, destravam automaticamente as portas e acendem as luzes internas.
Newsletter
CARROS DO FUTURO
Energia, preço, tecnologia: tudo o que a indústria está planejando para os novos carros. Toda quarta
Quero receberSensor crepuscular
Ajusta automaticamente os faróis com base na luminosidade ambiente.
Sensor de chuva
Ativa os limpadores de para-brisa quando detecta chuva. O sensor muda automaticamente a velocidade do limpador, para mais ou para menos, conforme a quantidade de pingos de chuva.
Detecção de pedestres
Alerta o motorista sobre a presença de pedestres ou ciclistas próximos, tanto na dianteira quanto na traseira. Alguns veículos, além de emitir o sinal sonoro, já travam, garantindo a frenagem.
Sistema AEB
Analisa automaticamente um possível dano e se o sistema detectar um risco iminente de acidente e o motorista não reagir a tempo, ele aciona automaticamente os freios para evitar a colisão ou reduzir sua gravidade
Sistema ASR
É uma tecnologia de segurança ativa presente em muitos veículos modernos. Sua principal função é evitar que as rodas do carro patinem durante a aceleração, especialmente em superfícies escorregadias ou molhadas
Ajuste do marcador de velocidade
É possível ativar um ajuste do marcador de velocidade, como nos carros da Volkswagen, na central multimídia os mostradores do Modo Sport, que exibem força G, pressão do turbo e temperatura do óleo, disponíveis de fábrica no Polo e Virtus GTS e no Jetta GLI. Além disso, o marcador de velocidade pode ser ajustado para exibir intervalos de 10 km/h.
Algumas destas funções basta apenas consultar o manual do proprietário do seu veículo ou então consultar um profissional para ativar essas funções, caso estejam disponíveis para o seu modelo específico.
Funções ocultas e que podem ser 'destravadas'
Além dos recursos citados acima, há ainda funções que podem ser literalmente destravadas, graças a um serviço chamado "coding". Ele permite habilitar e desabilitar, customizar e até mesmo desbloquear funções e recursos disponíveis através da codificação da ECU - Electronic Control Unit ou Unidade de Controle Eletrônico - do veículo.
Segundo Nelson de Oliveira Junior, proprietário da VAG Coding BR, o coding consiste na reprogramação do software de fábrica para destravar essas funções secretas. Isso é feito conectando um computador à porta OBD do veículo, a mesma usada em concessionárias para diagnósticos. A partir daí, é possível acessar a rede do carro e ativar esses recursos.
Essas funções podem variar desde ajustes estéticos, como a personalização do painel, até recursos mais avançados, como controle de velocidade de cruzeiro em congestionamentos ou até mesmo capacidades de condução semiautônoma. O custo do serviço pode variar de R$ 300 a R$ 1.000, dependendo do modelo e das funções a serem desbloqueadas.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário