Novo Peugeot E-2008: antes do lançamento, desvendamos novidades em 1ª mão

A Peugeot lança em breve no Brasil a segunda geração do ?SUV compacto 2008, que deixa de ser fabricado no Brasil e passa a ser importado da Argentina, como já acontece com o hatch 208 - que está prestes a ser reestilizado.

De acordo com o colunista de UOL Carros Marlos Ney Vidal, a renovação do utilitário esportivo da marca francesa vai incluir a adoção do motor 1.0 turbo flex já presente no 208 e também em modelos da Fiat, como Pulse e Fastback. Os motores 1.6 aspirado e turbo THP utilizados anteriormente deixarão de ser oferecidos.

Até o fim do ano passado, o 2008 era produzido em Porto Real (RJ), mas ainda era o modelo "antigo" - que continuou à venda durante mais alguns meses. Paralelamente, a segunda e nova geração já era comercializada em nosso mercado, contudo apenas na configuração 100% elétrica E-2008 GT, importada da França.

Assim como as variantes a combustão interna, o E-2008 também vai passar por atualizações visuais e de conteúdo em nosso mercado, como a Peugeot revelou nos últimos dias. Os preços do SUV pequeno renovado, tanto com motor convencional quanto com propulsor elétrico, ainda serão divulgados pela fabricante.

Imagem
Imagem: Divulgação

A variante elétrica continuará sendo trazida da França e vai trazer melhorias em relação à potência e à autonomia, além de incorporar modificações visuais, nos para-choques, na grade dianteira, nas rodas, nos faróis de LEDs e no logotipo da Peugeot - que passa a trazer o leão estilizado em um escudo com fundo preto.

A convite da Stellantis, dona da montadora francesa, o UOL Carros teve a oportunidade de andar no E-2008 reestilizado há cerca de um ano, em Málaga, na Espanha, quando ele chegou ao mercado europeu. Somente agora, a poucos dias do seu lançamento no Brasil, a fabricante retirou o embargo do conteúdo que você confere aqui.

Imagem
Imagem: Divulgação

Além das alterações no design descritas acima, o novo Peugeot E-2008 também traz, a exemplo das configurações flex, novo arranjo das luzes das lanternas traseiras, que continham iluminadas por LEDs, e luzes de condução diurna redesenhadas - agora, como no 208, trazem três filetes de LEDs, alusivos às garras de um felino, nas extremidades do para-choque dianteiro.

Continua após a publicidade

As principais novidades do 2008 a baterias, contudo, não estão na aparência. O motor elétrico recebeu um incremento na potência, passando de 136 cv para 158 cv - o torque de 26,5 kgfm, instantâneo como em todo veículo elétrico, não foi alterado.

Baterias maiores

Imagem
Imagem: Divulgação

Também houve melhorias em relação à autonomia. Agora, a capacidade de armazenamento das baterias subiu de 50 kWh para 54 kWh.

Com isso, a Peugeot informa que a autonomia no ciclo WLTP, aquele adotado na Europa, foi ampliada de 345 km para 400 km. Conforme a medição mais conservadora do nosso Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o alcance, com uma carga completa dessas mesmas baterias, era de 234 km e subiu para 261 km.

Imagem
Imagem: Diulgação
Continua após a publicidade

O carregamento das baterias com corrente alternada também foi aprimorado, passando de 7,4 kW para 11 kW, enquanto em corrente contínua, utilizada por carregadores rápidos, foi mantido em 100 kW.

Por dentro, o e-2008 mantém a mesma cabine com mudanças pontuais: o habitáculo recebeu novos revestimentos, enquanto o painel digital mantém as dez polegadas, mas conta com novos gráficos e interface. A central multimídia de 10,3 polegadas também ganhou atualizações no respectivo visual.

Imagem
Imagem: Divulgação

De resto, o 2008 elétrico continua bem equipado, trazendo de série itens como teto solar panorâmico, conexão sem fio via Android Auto e Apple CarPlay, carregamento de celular por indução (cuja potência subiu de 5 W para 15 W) e pacote de assistências à condução, incluindo alerta de ponto cego, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, farol alto automático, correção de manutenção em faixa, detector de fadiga e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.

Imagem
Imagem: Divulgação

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Continua após a publicidade

*Viagem a convite da Stellantis

Deixe seu comentário

Só para assinantes