Como era carro do golpe que enviava link falso de bancos para celulares

Na última terça-feira (23), um homem foi preso na zona leste de São Paulo ao dirigir um veículo equipado para dar golpes via mensagem de texto. No carro, a polícia encontrou equipamentos eletrônicos cuja tecnologia era utilizada para cometer os crimes.

O que aconteceu

Crime por toda cidade. Chamado pela Secretaria de Segurança Pública de "unidade móvel do golpe", o Jeep Renegade contava com dispositivos tecnológicos que conseguiam interferir na frequência de operadoras telefônicas, interceptando a comunicação e derrubando a linha de celular das pessoas ao redor, principalmente de motoristas e passageiros que estavam no congestionamento por onde o carro passava.

Detalhe de parte dos equipamentos encontrados no carro apreendido pela polícia na última terça-feira
Detalhe de parte dos equipamentos encontrados no carro apreendido pela polícia na última terça-feira Imagem: Divulgação/SSP-SP

Diferentes equipamentos eram utilizados. Segundo os policiais responsáveis pelo caso, foram encontrados um computador, baterias e um aparelho transmissor de sinais. O notebook ficava instalado no banco traseiro e no porta-malas estavam instaladas as baterias e antena. Ainda de acordo com a PM, o Renegade era alugado pelos bandidos e fornecido ao suspeito.

Carros próximos eram alvos do golpe. Para a antena conseguir rastrear os celulares ao redor, o motorista se mantinha a cerca de cinco metros de veículos parados. A partir desse rastreamento, os equipamentos conseguiam derrubar o sinal telefônico e disparar as mensagens.

Golpe enviava link falso de bancos. Os números atingidos recebiam um link falso que indicava que havia pontos de um suposto cartão de crédito que poderiam ser trocados por benefícios. De acordo com os policiais, caso alguém clicasse no link e preenchesse as informações solicitadas, o celular e as contas bancárias seriam saqueados pelos criminosos. Em alguns casos, os golpistas entravam em contato com os donos dos celulares afetados para solicitar mais informações pessoais.

Exemplo de mensagem disparada pelos golpistas
Exemplo de mensagem disparada pelos golpistas Imagem: Reprodução/TV Globo

Prisão em flagrante. Segundo a Polícia Militar, Éverton Nascimento de Oliveira circulava por até 12 horas em regiões movimentadas da cidade de São Paulo, como as Avenidas Paulista e Faria Lima, e foi detido na zona leste da capital.

Remuneração pelo crime. De acordo com a Folha de S.Paulo, o motorista não tinha habilitação e confessou que recebia R$ 1.000 por semana para circular pela cidade com os equipamentos. O valor obtido com os golpes seria depositado na conta da namorada, que é menor de idade. Ainda segundo a Folha, o homem passou por audiência de custódia e recebeu liberdade provisória.

Continua após a publicidade

Motorista responderá por diferentes crimes. Éverton, de 21 anos, foi indiciado por invasão de dispositivo informático, desenvolvimento de atividades clandestinas de telecomunicações, associação criminosa e corrupção de menores. A polícia irá seguir com a investigação para identificar os demais integrantes do esquema.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.