Novo Porsche 911 deixa tradições de lado, mas resiste a se tornar elétrico
Alessandro Reis
Do UOL, em São Paulo (SP)
25/07/2024 04h00
O programa Carona desta semana é dedicado ao novo Porsche 911, que chega ao Brasil em 2025 com o inédito sistema T-Hybrid. A pré-venda começa ainda neste ano.
Diretamente dos arredores de Málaga, no sul da Espanha, o apresentador Jorge Moraes conheceu e dirigiu a novidade, a convite da Porsche, e mostra como é o primeiro 911 híbrido da história.
Moraes explica que a eletrificação, neste primeiro momento, chega exclusivamente para a versão GTS do famoso cupê alemão. E não será tão cedo que o ícone da marca alemã vai se tornar totalmente elétrico - algo que já aconteceu com alguns carros da Porsche.
Essa configuração traz um sistema híbrido diferente, voltado à performance, que utiliza dois motores elétricos para ficar mais rápido - apesar do incremento de 50 kg no peso total.
Nele, nada é pensado para priorizar a redução no consumo de combustível, como acontece nos veículos híbridos convencionais.
Um desses motores foi instalado na turbina para evitar o chamado 'turbo lag' - o tempo que os turbos convencionais demoram para "encher" com os gases de escape.
As baterias da propulsão híbrida são pequenas, para não aumentar tanto o peso - e, portanto, não podem ser recarregadas na tomada e não há modo 100% elétrico.
Graças ao auxílio elétrico, esse atraso foi eliminado e o motor conta imediatamente com toda a força que tem à disposição. Um segundo propulsor elétrico foi colocado no câmbio PDK de dupla embreagem e oito marchas.
Combinado com o motor 3.6 a gasolina, o conjunto híbrido rende 541 cv de potência combinada - são 61 cv a mais do que o GTS anterior, equipado apenas com propulsor 3.0 biturbo a combustão.
O novo 911 híbrido, da geração 992.2, agora rende 62,2 kgfm de torque e acelera de zero a 100 km/h em apenas 3 segundos - contra 3,4 segundos do seu antecessor.
Na variante GTS, o eixo traseiro agora é direcional por padrão - anteriormente, esse recurso era opcional, adquirido à parte, mediante um custo extra.
Itens clássicos do 911 também mudaram
As mudanças não ficaram restritas ao conjunto de motor e câmbio.
O novo 911 também recebeu novos faróis, com a mesma tecnologia LED Matrix, que 'recorta' a luz, para não ofuscar os demais motoristas, que recentemente foi introduzida no SUV Cayenne.
Além disso, o para-choque da versão GTS foi redesenhado e agora conta com aletas que abrem ou fecham automaticamente dependendo do estilo de condução - seja para melhorar a aerodinâmica, seja para resfriar o motor quando é necessário.
O modelo também passou a adotar painel de instrumentos totalmente digital, abandonando finalmente o conta-giros analógico e centralizado que o 911 exibia desde a sua primeira geração, lançada em 1963 - há 61 anos, portanto.
Outra novidade é que, agora, o carro não tem mais o botão giratório de partida do motor à esquerda do volante, onde antes ficava a chave de ignição.
Essa característica era mantida desde o primeiro 911 e nasceu nas pistas de corrida - nessa configuração, o piloto pode dar a partida no motor e engatar a primeira marcha ao mesmo tempo, ganhando tempo na disputa.
Agora, esse botão dá lugar a uma peça convencional, daquelas de apertar.
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