Táxi 'mais rebaixado do Brasil' já rodou 507 mil km e rouba atenções no RJ

É a bordo de um Chevrolet Cobalt 2013/2014 que Rubem Caetano Franco de Almeida roda em torno de 200 km todos os dias pelas ruas do Rio de Janeiro. Entre tantos carros, motos e ônibus, o veículo amarelo - cor tradicional dos táxis da capital carioca - chama a atenção por um detalhe: é rebaixado e recebeu diversas modificações para circular com os passageiros pelas ruas da cidade.

"A adaptação que fiz foi basicamente rebaixar, preparando uma suspensão onde tem conforto e segurança para trabalhar com os passageiros sem problemas. Coloquei também rodas aros 18 com pneu perfil baixo. Além disso, o carro é chapeado por baixo com uma chapa de 6mm para evitar que estrague o veículo por baixo ao arrastar em alguns quebra-molas", conta o taxista.

Mas não é só isso: apaixonado por carros, o taxista que está desde 2009 na profissão também investiu em farol full LED e botão start-stop com chave de presença. Segundo ele, o motor também foi alterado para ficar mais potente, com cano esportivo de ronco baixo e discreto. O investimento total na personalização do veículo foi de R$ 16 mil.

Por rodar com passageiros e para garantir a segurança no trânsito, Rubem afirma que as modificações seguem o padrão do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e são legalizadas junto aos órgãos fiscalizadores.

"Gosto muito de carros modificados e rebaixados e resolvi unir o útil ao agradável montando o meu carro de trabalho. Tudo foi legalizado junto a Inmetro, Ipem e Detran, e consta no documento do carro todas as alterações que fiz", acrescenta o taxista.

Para minimizar os desgastares do carro, que já atingiu a marca dos 507 mil km rodados pelas ruas da capital carioca e também por cidades vizinhas, Rubem detalha que investe em manutenção preventiva.

"Motor e caixa de marcha nunca foram abertos para reparo, faço manutenção preventiva. Estou sempre cuidando do carro", diz.
"Ele é bem cuidado e impecável. Os passageiros elogiam e sempre perguntam sobre as modificações. A viagem fica até mais agradável", conta.

Autorização para modificar o carro

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 98, adverte que qualquer tipo de modificação no veículo precisa ser autorizada pela autoridade competente. Caso isso não seja feito, o condutor estará cometendo uma infração e fica sujeito ao pagamento de multa e a perda de pontos na CNH (Carteira Nacional de Trânsito).

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Além disso, o artigo também faz um alerta em seu parágrafo único. Todo veículo ou motor, novo ou usado, que passar por alteração ou conversão precisará atender as definições dos órgãos ambientais e do Contran, em relação à emissão de poluentes e de ruído.

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