Tesla faz alerta sobre recarga com toalha molhada que viralizou na internet

Uma dica que tem circulado na internet foi motivo de preocupação para a Tesla. A marca de carros elétricos veio a público dizer a seus clientes que não tentem carregar seus carros com uma toalha fria e úmida enrolada no carregador. Isso faria, segundo alguns relatos, aumentar a velocidade do carregamento.

O que aconteceu

Um novo truque que tem circulado na internet preocupou a marca e veículos elétricos Tesla. Usuários passaram a colocar toalhas frias e molhadas em seus carregadores durante o carregamento. Com isso, acredita-se que o carregamento aumente de velocidade.

Não há possibilidade de choque elétrico pelo fato de os Superchargers e as tomadas de carregamento de carros serem projetadas para suportar chuva.

Dono de um Model S, um internauta do teslamotorsclub.com alegou que seu carro estava carregando a 60 kW antes de enrolar uma toalha na alça, com a taxa de carregamento aumentando após isso para 95 kW.

Porém, segundo a fabricante, a prática não altera a velocidade do carregamento e pode até prejudicá-lo, confundindo os sensores de temperatura do Supercharger, causando mau funcionamento.

A Tesla disse no X/Twitter: "colocar um pano molhado nas alças do cabo do Supercharger não aumenta as taxas de carregamento e interfere nos monitores de temperatura, criando risco de superaquecimento e danos. Por favor, evite fazer isso para que nossos sistemas possam funcionar corretamente e problemas reais de carregamento possam ser detectados por nossos sistemas."

De acordo com a publicação Inside EVs, este método já funcionou um dia com o Supercharger V2, quando não havia resfriamento da alça - algo implementado no V3.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

Só para assinantes