Honda, Nissan e Mitsubishi anunciam parceria para revolucionar elétricos

Visando competitividade contra o mercado chinês de carros elétricos, a Mitsubishi se juntou às compatriotas japonesas Honda e Nissan para uma colaboração no desenvolvimento de seus veículos elétricos e softwares. As duas últimas já haviam assinado um acordo de colaboração em março de 2024.

O que aconteceu

A Mitsubishi anunciou uma parceria com as rivais japonesas Honda e Nissan através de um memorando de entendimento. A finalidade é o desenvolvimento de novas tecnologias para carros elétricos.

O trio irá colaborar no desenvolvimento de software e dividirá os custos de pesquisas da eletrificação. A adição permitirá "mais sinergias" e criará "novas oportunidades de negócios".

O objetivo é fazer com que as três atinjam mais rapidamente neutralidade em carbono e colaborem para "uma sociedade com zero acidentes de trânsito". O objeto é fazer isso compartilhando custos de tecnologias ambientais e elétricas e desenvolvendo softwares.

O presidente e CEO da Mitsubishi, Takao Kato disse: "as discussões com Nissan e Honda sobre uma possível parceria progrediram, e decidimos participar dessa estrutura. A colaboração com parceiros é essencial na indústria automotiva de hoje, que está passando por rápidas mudanças devido a inovações tecnológicas como eletrificação e inteligência. Acreditamos que podemos descobrir novas possibilidades em uma variedade de campos por meio da colaboração entre as três empresas."

A união divide o cenário automotivo japonês em dois, com de um lado Honda, Nissan e Mitsubishi, e do outro o grupo de Toyota, Daihatsu, Suzuki, Subaru e Mazda.

Além do anúncio da Mitsubishi, Honda e Nissan também acordaram em projetos de pesquisa incluindo o desenvolvimento de plataformas para veículos definidos por softwares de última geração.

A parceria também inclui baterias compartilhadas e componentes de carros elétricos importantes, como motores, inversores e eixos elétricos para futuros modelos de produção. Até mesmo o compartilhamento de modelos em regiões selecionadas foi citado.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

Só para assinantes