Chevrolet Onix: donos reclamam de peça que estraga fácil e causa prejuízo
Wandick Donett
Colaboração para o UOL
09/08/2024 05h30
O Chevrolet Onix tem sido alvo de discussões entre seus proprietários devido a uma peça específica que parece não resistir ao teste do tempo e do uso: o defletor de ar do parachoque dianteiro, também conhecido como 'bigode de saia acabamento spoiler'. O problema é recorrente tanto nos hatches quanto nos sedãs.
Este componente, que tem como função melhorar a aerodinâmica do carro, tem apresentado uma frequência de danos acima do esperado. A surpresa do estrago tão rápido leva a questionamentos sobre sua durabilidade e o impacto financeiro para os donos dos veículos.
O defletor de ar, com número A1-26425083, é uma peça de borracha de acabamento que se encaixa na linha de modelos Onix 2021 a 2024. O custo varia conforme ano e modelo a partir de R$ 230, com um adicional de R$ 250 para a mão de obra necessária para a substituição, totalizando um gasto significativo para os proprietários.
Relacionadas
Relatos em grupos de redes sociais e depoimentos de motoristas indicam que a peça pode se deteriorar em menos de um ano de uso, como é o caso de Valter Ranielli, que teve a mesma experiência com dois modelos diferentes do Onix, um hatch 2021 e um sedã 2023. "Não sei se não tive sorte ou é um problema comum desse carro", afirma.
A demanda por essa peça é tão alta que consultores de concessionárias, como o do Grupo Vigorito, relatam um volume constante de pedidos, mantendo em estoque para venda imediata devido à procura frequente.
A peça não faz parte de item de cobertura de garantia e precisa ser substituída, pois além da questão estética compromete a aerodinâmica e pode aumentar o consumo de combustível.
Um desses consultores, que não quis se identificar, revelou para UOL Carros que o defletor é um dos itens de reposição de peças mais vendidos na concessionária. "Sai muito, todos os dias, vários pedidos, tanto que temos para pronta-entrega".
A Chevrolet foi procurada para comentar sobre a questão, mas até o momento não se pronunciou com informações oficiais sobre o assunto.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.