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EUA têm taxa para motorista folgado de elétrico; Volvo já faz o mesmo aqui

BMW é recarregado em estação da Electrify America Imagem: Divulgação

Gabriel Lima

Colaboração para o UOL

12/08/2024 15h20

Com pontos de recarga para carros elétricos ainda limitados, a rede de carregamento elétrico Electrify America tomou uma medida drástica para evitar que seus carregadores não sejam ocupados desnecessariamente.

A empresa afirmou que penalizará seus clientes que ultrapassam o tempo permitido de carregamento - quando o veículo já chegou aos 85% de carga.

O que aconteceu

A Electrify America disse que irá punir clientes que porventura deixarem seus carros carregando além do tempo permitido, ou seja acima de 85% de carga.

O conceito de carregar um carro é diferente de abastecer um motor a combustão. Os carregadores rápidos podem recarregar rapidamente uma bateria de 0% para 80%, mas seus últimos 20% geralmente levam muito mais tempo.

Presidente da Electrify America, Robert Barossa diz que carregadores rápidos não devem ser usados para esse tipo de recarga. Assim, a empresa colocará um limite de até 85% em suas dez estações mais movimentadas da Califórnia, nos EUA.

Caso o motorista não desconecte o veículo após uma tolerância de dez minutos, o motorista será cobrado de uma taxa de 0,40 (R$ 2,20) por minuto por "tempo ocioso".

Uma tática semelhante é utilizada pela Volvo no Brasil, que pune com R$ 5 por minuto o motorista que deixa seu carro no carregador após o fim da recarga.

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