O que Hyundai e Kia fizeram para conter onda de furtos dos seus automóveis

Há tempos uma corrente surgiu nas redes sociais que ensinava como roubar veículos da Kia e da Hyundai. Explorando um ponto fraco na segurança dos modelos das marcas irmãs, as fabricantes tiveram que reagir rápido com uma atualização de software para corrigir o problema.

O que aconteceu

Os carros de Hyundai e Kia produzidos até 2023 não possuíam imobilizadores eletrônicos, que impedem que um veículo dê partida sem seu controle remoto presente.

Desta forma, os chamados "Kia Boys" fizeram os roubos de modelos Hyundai e Kia feitos entre 2003 e 2023 subirem 11 vezes entre o primeiro semestre de 2020 e o primeiro semestre de 2023. A informação é do Detroit Free Press.

A montadora durante este período pediu para que seus motoristas comprassem travas de volante. A atualização só começou a ser instalada em 2023, e sua taxa de roubos de um veículo inteiro abaixou em 64%. Até este ano, cerca de 60% dos veículos convocados recebeu a atualização de software.

Apesar de os roubos terem ocorrido principalmente nos EUA, eles também aconteceram no Canadá e na Austrália. Ao todo, 9 milhões de veículos foram colocados em risco pela vulnerabilidade na segurança.

Ainda assim, as médias de roubos de Hyundai e Kia segue maior que as de concorrentes. As marcas pedem apenas para que seus proprietários jamais travem seus carros usando apenas a chave, e sim que utilizem o controle remoto para ativarem o software atualizado.

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