Bateria de carros elétricos ficou 90% mais barata em 15 anos, aponta estudo
Um levantamento do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) revelou que o custo de uma bateria de carro elétrico caiu de US$ 1.415 (R$ 7.767 na cotação atual) por kWh em 2008 para US$ 139 (R$ 762) por kWh em 2023. Isso contabiliza uma redução de 90% em 15 anos, facilitando a queda no preço dos elétricos.
O que aconteceu
Com uma convergência cada vez maior nos preços de veículos elétricos e a combustão, um dos fatores que levou a uma maior competitividade no valor dos elétricos foi o custo de sua bateria que decresceu em 90% em seu valor de mercado médio nos últimos 15 anos.
Isso se deve a melhorias nas tecnologias e químicas das baterias, novos processos de fabricação e um aumento considerável no volume de produção.
Segundo um estudo do DOE, o valor bruto decaiu em 90% sem a inflação. Entretanto, mesmo com este ajuste a queda ainda é de cerca de US$ 1.000 (R$ 5.486).
Estas estimativas consideram veículos leves com uma produção de pelo menos 100 mil unidades por ano. Colocando em valor empíricos, a bateria de 81 kWh do Tesla Model Y custaria US$ 114.615 (R$ 627 mil) em 2008, em comparação com US$ 11.259 (R$ 62 mil) em 2023.
Os pesquisadores ainda esperam que as baterias diminuam ainda mais seu custo nos próximos anos, com uma paridade entre motores a combustão e elétricos sendo alcançada no fim da década.
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