Qual é a verdade por trás dos carros 'grávidos' que viralizaram nas redes
Nos últimos tempos uma onda de calor na China tem feito com que imagens de carros com grandes bolhas sob sua pintura aparecessem nas redes sociais. Porém, a informação de que isso se devia à exposição ao calor excessivo - amplamente difundida na internet - não é verdadeira.
O que aconteceu
Grandes bolhas em carros na China apareceram e viralizaram na internet em meio a uma grande onda de calor no país asiático neste ano. Acreditava-se que as bolhas eram um efeito do calor.
No entanto, trata-se apenas de desinformação, com especialistas dando conta que jamais o calor seria capaz de expandir bolhas de ar - que podem ficar sob carros envelopados - desta maneira.
Extreme heatwave caused the wrap to blow up like a balloon ? LMAO pic.twitter.com/cnDMfoMDf6
-- Lord Bebo (@MyLordBebo) August 9, 2024
Segundo o site Autopian, se 0,94 litro estivesse sob a envelopagem de um carro - um número alto, com volume bem perceptível - se sua temperatura no momento da instalação fosse de 20°C e ele fosse exposto a uma temperatura de 40°C, o ar se expandiria em apenas 7%, cerca de 1,004 litro, o que ficaria ainda longe de ocasionar o efeito das imagens.
Desta forma, acredita-se que as bolhas tenham sido causadas por injeção de ar comprimido - uma prática bastante utilizada para remover a envelopagem de carros.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário