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Sobreviventes: veja sedãs médios 'baratos' que resistem após adeus do Cruze

Imagem: Divulgação

Wandick Donett

Colaboração para o UOL

16/08/2024 05h30

Os sedãs médios sofrem para sobreviver no mercado brasileiro. O Toyota Corolla, em 27º lugar e mais de 3 mil unidades mensais, é hoje o único da espécie na lista dos 50 mais vendidos, segundo dados da Fenabrave. Com a crescente preferência dos consumidores por SUVs, muitos fabricantes têm descontinuado seus outros modelos.

O Chevrolet Cruze é um exemplo recente dessa tendência, tendo sua linha encerrada em favor dos SUVs médios. A Ford já havia tomado uma decisão semelhante anos atrás com o Focus e o Fusion, assim como a Renault com o Fluence.

A Volkswagen limitou a oferta do Jetta ao modelo GLI, mais caro e esportivo, e a Honda interrompeu a fabricação do Civic no Brasil, importando agora a 11ª geração da Tailândia por um valor que ultrapassa o limite de R$ 200 mil.

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Apesar desse cenário, apenas alguns sedãs médios resistem bravamente no mercado brasileiro, mantendo-se abaixo dessa faixa de valor.

Toyota Corolla

- Preço: a partir de R$ 150.790.
- Motor: 2.0 L Dual VVT-iE 16 V DOHC Flex com potência de 175 cv (E) / 167 cv (G) ou motor híbrido
- Torque: 21,3 Kgf.m.
- Comprimento: 4.630 mm.
- Entre-eixos: 2.700 mm.
- Porta-malas: 470 l.

Toyota Corolla Altis Hybrid

- Preço: R$ 187.790
- Motor: sistema Híbrido Flex que combina um motor a combustão de 101 cv (E) / 98 cv (G) e um motor elétrico de 72 cv, resultando em uma potência combinada de 122 cv
- Torque: O torque é de 14,5 Kgf.m no motor a combustão e 16,6 Kgf.m no elétrico
- Comprimento: 4.630 mm.
- Entre-eixos: 2.700 mm.
- Porta-malas: 470 l.

BYD King

- Preço: A partir de R$ 175.800.
- Motor: híbrido 1.5 de 110 cv e motor elétrico dianteiro de 179 cv.
- Torque: 32,2 kgfm.
- Comprimento: 4780 mm.
- Entre-eixos: 2718 mm.
- Porta-malas: 450 l.

Caoa Chery Arrizo 6 Pro

- Preço: A partir de R$ 108.750.
- Motor: 1.5 turbo flex com 150 cv (etanol).
- Torque: 21,4 kgfm.
- Comprimento: 4675 mm.
- Entre-eixos: 2650 mm.
- Porta-malas: 570 l.

Nissan Sentra

- Preço: A partir de R$ 157.890.
- Motor: 2.0 de 151 cv.
- Torque: 20 kgfm.
- Comprimento: 4646 mm.
- Entre-eixos: 2707 mm.
- Porta-malas: 466 l.

Sobreviventes

O Toyota Corolla, por exemplo, continua sendo uma referência na categoria, oferecendo versões que variam de R$ 150.790 a R$ 198.890. O modelo é conhecido por sua confiabilidade e conta com opção híbrida, alinhando-se às demandas por maior eficiência energética. Mas no mês de julho, Corolla Altis Hybrid (348) perdeu a liderança entre os apenas híbridos para o BYD King (593), com preços a partir de R$ 175.800, e oferece uma autonomia combinada impressionante de 1100 quilômetros.

O Caoa Chery Arrizo 6 é mais um exemplo de sedã médio que busca seu espaço no mercado. Com preço inicial de R$ 139.990, a versão Pro Hybrid traz um sistema híbrido leve de 48V, combinando potência e economia em um pacote atraente para os consumidores que ainda valorizam a categoria dos sedãs.

Já o Nissan Sentra se mantém como uma opção sólida, com preços que começam em R$ 157.890. O modelo foi recentemente atualizado e oferece recursos de segurança e conforto que o mantêm competitivo frente aos rivais.

Esses 'sobreviventes' do segmento de sedãs médios demonstram que ainda há espaço no mercado para veículos que oferecem uma combinação de conforto, eficiência e tecnologia a preços acessíveis.

Embora o número de lançamentos nessa linha tenha diminuído, os modelos que persistem tendem a incorporar sistemas híbridos, refletindo uma adaptação às novas expectativas dos consumidores e às exigências de sustentabilidade.

Segundo o especialista em negócios automotivos, Cassio Pagliarini, da Bright Consulting, a questão que permanece é se esses sedãs médios conseguirão manter sua relevância em um mercado cada vez mais dominado por SUVs e veículos elétricos. Por enquanto, eles continuam a oferecer uma alternativa valiosa para os consumidores que buscam a elegância e a praticidade de um sedã tradicional, mas com os avanços tecnológicos da era moderna.

"O sedã médio permanece para aqueles que querem uma condução mais refinada, e não querem um SUV. Então ainda deve permanecer o segmento, mas concentrado apenas em alguns fabricantes. A grande questão para esses veículos é que não tem escala para produzi-los aqui no Brasil. Produzir até 20 mil destes veículos por ano não é econômico para as montadoras. A Toyota ainda tem um volume significativo e deve manter enquanto conseguir com esse volume", avalia Pagliarini.

Mercado de nicho

Se for incluir todos os sedãs médios mais vendidos no Brasil em 2024, os números são baixos. O Toyota Corolla mantém sua posição de liderança no mercado com 3.189 unidades vendidas em junho, um aumento significativo em relação ao mês anterior. O Nissan Sentra segue no segundo lugar, com 494 unidades vendidas, beneficiando-se de uma oferta especial para o público PcD.

O elétrico BYD Seal, com 283 unidades vendidas, destaca-se em terceiro lugar, graças a uma campanha agressiva de bônus e incentivos. O VW Jetta, com 271 unidades, e o Honda Civic, com 107 unidades, completam o top 5 dos sedãs médios/grandes mais vendidos.

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