Morre Silvio Santos: apresentador já vendeu carros e deixou relíquia no SBT
Do UOL, de São Paulo*
17/08/2024 11h06
Maior comunicador da história da TV brasileira e dono do SBT, Silvio Santos morreu neste sábado (17), em São Paulo. Se a história do 'dono do Baú' é bastante conhecida, o que poucos sabem é que ele já teve um passado interessante dentro do universo automotivo.
Silvio Santos sempre demonstrou sua paixão por carros, como pelo famoso Lincoln Continental 1993 que usava no seu dia a dia, antes de o carro ser aposentado para compor o acervo histórico criado pela sua emissora, o SBT. O modelo do apresentador era um Town Car Jack Nicklaus, edição especial e comemorativa com diversos itens personalizados, produzida entre 1991 e 1993.
Relacionadas
De acordo com o site 'O Baú do Silvio', o carro foi usado pelo apresentador durante anos, sendo aposentado nos anos 2000 devido a dificuldades de manutenção e preocupação com segurança. Acabou descoberto tempos depois estacionado na garagem do SBT e foi colocado em lugar de destaque no museu na sede da emissora.
Silvio vendedor de carros
A paixão pelo Lincoln não é a única relação de Silvio Santos com o universo automotivo. O apresentador chegou inclusive a vender carros nos anos 70.
O que motivou o apresentador a associar o SBT com essa atividade? Se não fosse por uma necessidade estratégica, talvez isso não teria ocorrido.
Um produto famoso da emissora era o Baú da Felicidade. Naqueles tempos, uma equipe de vendedores saía às ruas com algumas Volkswagen Kombis para oferecer os carnês da marca (que poderiam ser utilizados para adquirir produtos nas lojas da rede BF Utilidades para o Lar). Iam de porta em porta se encontrar com os compradores dos talões.
Quando as vans precisavam encostar para a manutenção, dias de venda eram perdidos. Diante disso, Silvio Santos comprou a Vila Maria Veículos, mais conhecida pelo nome de Vimave. A princípio, a concessionária VW servia para dar previsibilidade aos reparos das Kombis.
Depois disso, o estabelecimento passou a atender a família Abravanel, a diretoria do SBT, e a fornecer os carros que eram sorteados no programa de domingo. Como se não bastasse, em meio aos tempos de instabilidade na economia dos anos 70 e 80, usava o VW Santana como parâmetro para os salários dentro do SBT.
O valor do VW Santana na concessionária Vimave servia como fator de conversão. Transformava-se o valor em dólar (uma moeda mais estável) e, assim, redigiam-se os contratos. Havia celebridades que ganhavam um valor equivalente a quatro Santanas, outras dois, e assim por diante.
Certamente muitos já ouviram falar na expressão "pois é" para se referir a carros mais velhos. Trata-se de uma invenção de Ary Toledo que, na propaganda da Vimave, aparecia falando "pois é" para carros quebrados que via em uma estrada. Claro que o humorista estava a bordo de um Volkswagen.
Já nos anos 2000, Silvio diversificou ainda mais os seus negócios e criou um shopping center especializado na venda de carros e motos. Chamado de Auto Moto Shopping Vimave, funcionava com o mesmo princípio dos outros.
Os clientes podiam encontrar, no mesmo local motos e carros novos e seminovos de todas as marcas, lojas de peças e acessórios, mecânica e funilaria, bem como serviços de apoio como financeiras, escritórios de despachantes, seguradoras, empresas de leasing, além de lava-rápido, praça de alimentação e área de lazer.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
*Com informações de matéria publicada em 26/09/2023