Renault: quais 'segredos' montadora revelou a Lula durante visita a fábrica
Alessandro Reis
Do UOL, em São Paulo (SP)
21/08/2024 05h30Atualizada em 21/08/2024 11h42
Na quinta-feira passada (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) visitaram o completo industrial da Renault em São José dos Pinhais (PR).
Mais do que uma visita protocolar, os dois políticos aproveitaram para conhecer mais sobre os novos produtos que a marca francesa está preparando para o mercado brasileiro, fruto do investimento de R$ 2 bilhões que a Renault anunciou em dezembro do ano passado
Na companhia de Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil, Lula, Alckmin e o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), também passearam a bordo de uma versão conversível do SUV compacto Kardian, construída especialmente para a visita e que será incorporada ao acervo histórico da montadora.
Veja a seguir algumas das novidades que a Renault terá nos próximos anos e que contou para Lula.
SUV inédito rival do Jeep Compass
Nó dia 8 de agosto, durante o Festival Interlagos na capital paulista, a montadora francesa confirmou que logo terão início os testes dos primeiros protótipos de um SUV médio inédito.
Futuro rival do Jeep Compass, o modelo será fabricado em São José dos Pinhais - onde já é montado o utilitário esportivo Kardian, lançado em março.
O anúncio foi feito por Ricardo Gondo, segundo o qual tais protótipos "ficarão prontos em breve" e a definição dos fornecedores de componentes está em estágio avançado. O lançamento da versão final está previsto para 2025.
Gondo acrescentou para a reportagem do UOL Carros que a novidade é um SUV com desenvolvimento da engenharia local da Renault e terá sua "primeira industrialização" no Paraná - sinalizando que o modelo será produzido e comercializado em outros mercados.
A unidade fabril do Paraná hoje é responsável pela produção de Kardian, Kwid, Oroch e Master. Atualmente, opera em dois turnos e monta cerca de 17 mil veículos por mês. A capacidade produtiva é de aproximadamente 380 mil unidades por ano.
Os executivos da Renault ainda não revelam detalhes do seu futuro SUV, mas já informa que será montado sobre a mesma arquitetura RGMP (Renault Group Modular Platform) utilizada no Kardian e também nas novas gerações do Duster e do Sandero já comercializadas na Europa - e que não têm previsão de chegada ao Brasil.
Como terá porte maior do que o Kardian, a novidade provavelmente trocará o motor 1.0 turbo flex de 125 cv e 22,4 kgfm utilizado no utilitário esportivo compacto pelo 1.3, também turbo e bicombustível, capaz de render 170 cv e 27,5 kgfm e presente nas versões topo de linha do Duster e da Oroch vendidos no Brasil.
Nesses modelos, o propulsor 1.3 turbo flex é sempre acompanhado da transmissão CVT com oito marchas simuladas, enquanto o Kardian utiliza câmbio automatizado de dupla embreagem banhada em óleo com seis velocidades.
Não sabemos se a Renault vai incluir algum tipo de sistema híbrido acompanhando o motor 1.3 no seu futuro e inédito SUV médio.
Versão 'barata' do Kardian
No mesmo dia em que deu mais informações sobre o futuro utilitário esportivo de porte médio da Renault, Gondo também trouxe novidades sobre o Kardian.
Ainda recente em nosso mercado, o utilitário esportivo pequeno terá versão manual ainda neste ano para aumentar as respectivas vendas
Segundo o presidente da Renault do Brasil, essa versão virá com o mesmo motor 1.0 que equipa as configurações já oferecidas, equipadas com câmbio automatizado de dupla embreagem e seis velocidades.
Essa nova opção será a porta de entrada do Kardian, que hoje tem versões com preços sugeridos de R$ 112.790 a R$ 132.790.
A Renault já vendeu mais de 8.000 unidades do SUV compacto e diz que teria vendido ainda mais se não fosse a greve que paralisou a produção da fábrica de São José dos Pinhais. (PR) durante 29 dias e encerrada no dia 4 de junho.
Durante esse período, informa a fabricante francesa, deixaram de sair da linha de montagem cerca de 17 mil carros - o que afetou a performance geral do Kardian no mercado.
De acordo com a Renault, a fábrica do Paraná tem capacidade de sobra para atender a demanda pelo Kardian, que espera crescer nos próximos meses e também com a chegada da versão com transmissão manual - hoje, a quase totalidade dos emplacamentos do SUV compacto foi para o varejo, mas a empresa pretende expandi-la focando vendas diretas para frotistas e clientes PCD.
Hoje o Kardian é exportado para 11 mercados, incluindo Colômbia e México, onde o utilitário esportivo já é vendido com transmissão manual, porém acompanhada de propulsor 1.6 aspirado. Na semana que vem, o modelo fará sua estreia no mercado argentino.
Sucessora da Oroch
Conforme Jorge Moraes, colunista do UOL Carros, os planos futuros da Renault para o Brasil incluem uma nova picape de porte intermediário, projetada e construída sobre a mesma base do Kardian e com fabricação em Córdoba, na Argentina, ou em São José dos Pinhais.
Apresentada na forma do carro-conceito Niagara durante evento de pré-lançamento do Kardian, em 2023, a picape será responsável por substituir a Oroch, afirmou Moraes em coluna publicada em março de 2024.
O utilitário será construído sobre a plataforma RGMP presente no Kardian e já preparada para eletrificação, seja com sistema híbrido ou totalmente a baterias.
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