Renault: quais 'segredos' montadora revelou a Lula durante visita a fábrica

Na quinta-feira passada (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) visitaram o completo industrial da Renault em São José dos Pinhais (PR).

Mais do que uma visita protocolar, os dois políticos aproveitaram para conhecer mais sobre os novos produtos que a marca francesa está preparando para o mercado brasileiro, fruto do investimento de R$ 2 bilhões que a Renault anunciou em dezembro do ano passado

Na companhia de Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil, Lula, Alckmin e o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), também passearam a bordo de uma versão conversível do SUV compacto Kardian, construída especialmente para a visita e que será incorporada ao acervo histórico da montadora.

Veja a seguir algumas das novidades que a Renault terá nos próximos anos e que contou para Lula.

SUV inédito rival do Jeep Compass

Fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR) vai produzir SUV médio baseado na nova geração do Duster europeu
Fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR) vai produzir SUV médio baseado na nova geração do Duster europeu Imagem: Divulgação

Nó dia 8 de agosto, durante o Festival Interlagos na capital paulista, a montadora francesa confirmou que logo terão início os testes dos primeiros protótipos de um SUV médio inédito.

Futuro rival do Jeep Compass, o modelo será fabricado em São José dos Pinhais - onde já é montado o utilitário esportivo Kardian, lançado em março.

O anúncio foi feito por Ricardo Gondo, segundo o qual tais protótipos "ficarão prontos em breve" e a definição dos fornecedores de componentes está em estágio avançado. O lançamento da versão final está previsto para 2025.

Continua após a publicidade

Gondo acrescentou para a reportagem do UOL Carros que a novidade é um SUV com desenvolvimento da engenharia local da Renault e terá sua "primeira industrialização" no Paraná - sinalizando que o modelo será produzido e comercializado em outros mercados.

A unidade fabril do Paraná hoje é responsável pela produção de Kardian, Kwid, Oroch e Master. Atualmente, opera em dois turnos e monta cerca de 17 mil veículos por mês. A capacidade produtiva é de aproximadamente 380 mil unidades por ano.

Os executivos da Renault ainda não revelam detalhes do seu futuro SUV, mas já informa que será montado sobre a mesma arquitetura RGMP (Renault Group Modular Platform) utilizada no Kardian e também nas novas gerações do Duster e do Sandero já comercializadas na Europa - e que não têm previsão de chegada ao Brasil.

Como terá porte maior do que o Kardian, a novidade provavelmente trocará o motor 1.0 turbo flex de 125 cv e 22,4 kgfm utilizado no utilitário esportivo compacto pelo 1.3, também turbo e bicombustível, capaz de render 170 cv e 27,5 kgfm e presente nas versões topo de linha do Duster e da Oroch vendidos no Brasil.

Nesses modelos, o propulsor 1.3 turbo flex é sempre acompanhado da transmissão CVT com oito marchas simuladas, enquanto o Kardian utiliza câmbio automatizado de dupla embreagem banhada em óleo com seis velocidades.

Não sabemos se a Renault vai incluir algum tipo de sistema híbrido acompanhando o motor 1.3 no seu futuro e inédito SUV médio.

Continua após a publicidade

Versão 'barata' do Kardian

Kardian mais acessível terá pedal de embreagem e manterá o motor 1.0 turbo flex que já equipa versões com câmbio automatizado
Kardian mais acessível terá pedal de embreagem e manterá o motor 1.0 turbo flex que já equipa versões com câmbio automatizado Imagem: Divulgação

No mesmo dia em que deu mais informações sobre o futuro utilitário esportivo de porte médio da Renault, Gondo também trouxe novidades sobre o Kardian.

Ainda recente em nosso mercado, o utilitário esportivo pequeno terá versão manual ainda neste ano para aumentar as respectivas vendas

Segundo o presidente da Renault do Brasil, essa versão virá com o mesmo motor 1.0 que equipa as configurações já oferecidas, equipadas com câmbio automatizado de dupla embreagem e seis velocidades.

Essa nova opção será a porta de entrada do Kardian, que hoje tem versões com preços sugeridos de R$ 112.790 a R$ 132.790.

Continua após a publicidade

A Renault já vendeu mais de 8.000 unidades do SUV compacto e diz que teria vendido ainda mais se não fosse a greve que paralisou a produção da fábrica de São José dos Pinhais. (PR) durante 29 dias e encerrada no dia 4 de junho.

Durante esse período, informa a fabricante francesa, deixaram de sair da linha de montagem cerca de 17 mil carros - o que afetou a performance geral do Kardian no mercado.

De acordo com a Renault, a fábrica do Paraná tem capacidade de sobra para atender a demanda pelo Kardian, que espera crescer nos próximos meses e também com a chegada da versão com transmissão manual - hoje, a quase totalidade dos emplacamentos do SUV compacto foi para o varejo, mas a empresa pretende expandi-la focando vendas diretas para frotistas e clientes PCD.

Hoje o Kardian é exportado para 11 mercados, incluindo Colômbia e México, onde o utilitário esportivo já é vendido com transmissão manual, porém acompanhada de propulsor 1.6 aspirado. Na semana que vem, o modelo fará sua estreia no mercado argentino.

Sucessora da Oroch

Picape Renault Niagara Concept antecipa sucessora da Oroch
Picape Renault Niagara Concept antecipa sucessora da Oroch Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

Conforme Jorge Moraes, colunista do UOL Carros, os planos futuros da Renault para o Brasil incluem uma nova picape de porte intermediário, projetada e construída sobre a mesma base do Kardian e com fabricação em Córdoba, na Argentina, ou em São José dos Pinhais.

Apresentada na forma do carro-conceito Niagara durante evento de pré-lançamento do Kardian, em 2023, a picape será responsável por substituir a Oroch, afirmou Moraes em coluna publicada em março de 2024.

O utilitário será construído sobre a plataforma RGMP presente no Kardian e já preparada para eletrificação, seja com sistema híbrido ou totalmente a baterias.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.