Toyota desafia eletrificação de rivais e terá 2.0 mais potente do mundo

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A Toyota está prestes a lançar um novo motor movido à combustão, que promete ser o mais potente do mundo em sua categoria. Em um movimento que desafia a tendência global de eletrificação, a montadora japonesa está desenvolvendo um motor 2.0 turbo que pode gerar até 600 cavalos de potência.

A decisão da Toyota de investir em motores a combustão, em parceria com Subaru e Mazda, reflete a crença de que o futuro da mobilidade não será exclusivamente elétrico. Embora tenha sido rápida no segmento híbrido com o Prius, primeiro veículo híbrido produzido em massa e lançado em 1997, a empresa quer oferecer uma gama diversificada de soluções de propulsão, incluindo motores a combustão, híbridos e veículos movidos a hidrogênio.

Enquanto a Toyota está investindo em novos propulsores de quatro cilindros, a Mazda optou por voltar aos motores do tipo rotativo (Wankel) à combustão que podem funcionar com combustíveis renováveis, enquanto a Subaru está focada em híbridos e veículos movidos a hidrogênio, em formato boxer, com cilindros contrapostos na horizontal.

O novo motor da Toyota é projetado para ser o mais potente do mundo na sua categoria, superando o atual recordista, o 2.0 turbo da Mercedes que equipa o A45 AMG, que gera 416 cv de potência. Mas a unidade da marca japonesa tem potencial para mais. Este propulsor não só promete alta performance, mas também eficiência, podendo funcionar com combustíveis neutros em carbono, como hidrogênio e biocombustíveis.

A Toyota está trabalhando paralelamente em dois motores diferentes: 1.5 turbo, 2.0 turbo, com propulsores até 20% menores do que os atuais, para reduzir também o peso dos componentes. O 2.0 litros deve estar disponível em versão de entrada e deve vir com 300 cv e 40,7 kgfm de torque.

Outra variante mais potente pode esbarrar em uma variante com 400 cv de potência e 56 kgfm de torque. E para uma versão superesportiva, de competição, a Toyota deve extrair até 600 cv de potência do motor de especificação superior sem eletrificação envolvida.

A Toyota tem sido defensora da continuidade dos motores a combustão, argumentando que a infraestrutura global ainda não está pronta para uma transição completa para veículos elétricos. De acordo com dados da marca, aproximadamente 70% dos veículos com motor a combustão continuarão em uso até 2030. Além disso, a empresa destaca que muitas regiões do mundo ainda não têm acesso confiável à eletricidade, tornando os modelos a combustão uma opção viável e necessária.

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Os novos motores a combustão da Toyota estão sendo desenvolvidos com tecnologia que inclui sistemas de injeção direta e turboalimentação avançada. Esses motores serão utilizados em uma nova geração de veículos esportivos, como os futuros modelos MR2 e Celica, que também contarão com tração integral GR-Four da divisão Gazoo Racing.

A mídia japonesa sugere que o MR2 de especificações máximas e o Celica com supermotor de 2,0 litros devem custar a partir de 10 milhões de ienes, o que equivale a US$ 67.930. A Toyota planeja lançar os primeiros veículos equipados com esses novos motores a partir de 2026.

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