Kia lança SUV elétrico EV5 com visual diferente e muito espaço; veja preço
Após lançar os SUVs híbridos Sportage, Stonic e Niro, a Kia lança no Brasil o EV5, o primeiro automóvel 100% elétrico da marca sul-coreana no Brasil.
Disponível na versão única Land, o utilitário esportivo médio já pode ser encomendado na rede de concessionárias da Kia pelo preço sugerido de R$ 399.990, que inclui wallbox de 7 kW para recarga residencial, além das três primeiras revisões (realizadas em intervalos de 20 mil km).
Os concorrentes diretos, de acordo com a Kia, são o Volvo XC40 e o BMW iX1.
Medindo 4,61 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1.715 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos, o novo SUV traz um motor elétrico, com 217 cv de potência e 31,6 kgfm de torque, e tração dianteira. De acordo com a fabricante, com essas especificações a aceleração de zero a 100 km/h acontece em 8,9 segundos.
O porta-malas comporta 513 litros no padrão VDA.
As baterias têm capacidade de bons 88,16 kwh, que proporcionam autonomia de 402 km de acordo com o ciclo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) - o alcance sobe para 550 km conforme medição na modalidade WLTP, utilizada na Europa.
A recarga até 80% em corrente contínua em eletroposto de 50 kW leva aproximadamente 85 minutos, conforme a Kia. Em corrente alternada a 7 kW, o tempo sobe para 9 horas e 40 minutos.
Newsletter
CARROS DO FUTURO
Energia, preço, tecnologia: tudo o que a indústria está planejando para os novos carros. Toda quarta
Quero receberCom porte semelhante ao de um Jeep Commmander, cinco lugares e carroceria retilínea bem típica de SUVs, o Kia EV5 traz design bastante ousado para um SUV médio-grande, seguindo a mesma linha de lançamentos recentes da marca. A dianteira exibe faróis de LEDs posicionados na parte inferior do para-choque, dispostos em um nicho triangular que se une a uma faixa de LEDS nas extremidades do capô.
A traseira repete o visual minimalista, com lanternas de LEDs bem finas em formado da letra "J"e o logotipo da Kia centralizado na tampa do porta-malas.
Quanto à lista de equipamentos, o EV5 é bem recheado e vem de série com rodas de liga leve de 17 polegadas, teto solar panorâmico, painel de instrumentos e central multimídia com tela de 12,3 polegadas cada, dispostos em peça única, bancos dianteiros com aquecimento, banco do motorista com ajustes elétricos, freio de estacionamento eletrônico e tampa traseira com acionamento elétrico.
Em relação aos itens de segurança, o EV5 traz seis airbags e vem recheado de assistências à condução, tais como alerta de colisão com frenagem automática de emergência, prevenção de colisão traseira com tráfego cruzado, alerta de ponto cego, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com centralização de faixa e função "stop & go", sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e monitoramento externo "360 graus" com câmeras.
A garantia é de cinco anos sem limite de quilometragem para o veículo e de oito anos ou 160 mil km para as baterias de alta voltagem da propulsão elétrica
Kia EV9 vem aí
Além de apresentar o EV5 nesta terça-feira (27) à imprensa especializada durante evento na sede brasileira da Kia em Itu (SP), a montadora também confirmou a chegada, no fim de 2024, do SUV elétrico de grande porte EV9.
O EV9 tem autonomia elétrica para até 500 km e rende 385 cv de potência e mais de 70 kgfm de torque.
Com entre-eixos de 3,10 m e mais de 5 m de comprimento, o modelo traz muito espaço interno, acabamento luxuoso e muitos equipamentos tecnológicos e de conforto, como sistema de som premium da Meridian com 14 alto-falantes, head-up display e pacote completo de condução semiautônoma.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
*Viagem a convite da Kia
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.