Topo

Pablo Marçal faz motociata sem capacete; legislação prevê suspensão de CNH

Pablo Marçal conduz moto sem usar capacete durante manifestação com apoiadores na capital paulista no último sábado (24) Imagem: Reprodução

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/08/2024 05h30Atualizada em 27/08/2024 10h41

O ex-coach e candidato a prefeito de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) participou de uma motociata no último sábado (24) na capital paulista.

Conduzindo uma motocicleta amarela, o aspirante à prefeitura repetiu uma cena vista com frequência durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL): durante parte do percurso, Marçal pilotou o veículo sem usar capacete - além de arriscar a própria integridade física, o candidato cometeu infração de trânsito.

Enquanto Pablo Marçal transitava sem capacete, ele levava na garupa uma mulher que usava o equipamento obrigatório de proteção e segurava uma bandeira do Brasil.

Em outro momento da motociata de sábado, o político foi visto a bordo de outra moto, com pintura azul e branca e, dessa vez, vestia um capacete.

O que diz a legislação de trânsito

De acordo com Marco Fabrício Vieira, conselheiro do Cetran-SP (Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo) e membro da Câmara Temática de Esforço Legal do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), conduzir motocicleta sem capacete é uma infração gravíssima, que prevê suspensão imediata da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

O especialista cita o inciso I do Artigo 244 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), segundo o qual é proibido "conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem usar capacete de segurança ou vestuário de acordo com as normas e as especificações aprovadas pelo Contran".

Caso a garupa também estivesse sem o item de proteção, seriam duas as infrações cometidas por Marçal.

Conforme o inciso II do Artigo 244, também é infração gravíssima "conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor transportando passageiro sem o capacete de segurança, na forma estabelecida no inciso anterior, ou fora do assento suplementar colocado atrás do condutor ou em carro lateral".

Cada infração gravíssima prevê multa no valor de R$ 293,47 e suspensão do direito de dirigir, no caso específico do não uso de capacete.

Além disso, a legislação prevê como medida administrativa a retenção do veículo até regularização - ou seja, é necessário colocar o capacete, e recolhimento do documento de habilitação.

De acordo com Vieira, o fato de Marçal guiar a moto com escolta policial não o desobriga de seguir as leis de trânsito.

"É mais do que uma norma de trânsito, é uma norma de segurança", enfatiza o especialista.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pablo Marçal faz motociata sem capacete; legislação prevê suspensão de CNH - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Encontre aqui recursos importantes para quem busca informações sobre as leis de trânsito no Brasil, multas e infrações, bem como dicas para uma direção segura e consciente. Com conteúdos que abrangem desde as atualizações na legislação até as principais dúvidas dos motoristas, essa fonte é essencial para quem deseja se manter informado sobre as regras do trânsito e evitar problemas com a fiscalização.


Legislação, Multas e Trânsito