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Robôs da Ford que BYD não herdou farão novos carros da Caoa no Brasil

Imagem: Caoa Chery | Divulgação

Alessandro Reis e Jorge Moraes

Do UOL, em Anápolis (GO)

28/08/2024 12h00

Após anunciar em agosto do ano passado investimento de R$ 3 bilhões para expansão da fábrica de Anápolis (GO), a Caoa Montadora revelou como estão as obras na unidade que hoje produz o caminhão HR, sob encomenda da Hyundai, e também os SUVs Caoa Chery Tiggo 5x, 7 e 8.

Para atender a demanda do mercado por esses veículos, especialmente as versões Sport de Tiggo 5X e Tiggo 7, e preparar as instalações para a chegada de novos produtos, a empresa adquiriu recentemente, por meio de leilão, mais de 200 robôs.

Os robôs estavam no antigo complexo fabril da Ford em Camaçari (BA), fechado em 2021, e não foram incorporados à nova fábrica que a chinesa BYD está construindo no mesmo terreno.

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Do total de robôs, 165 acabam de ser incorporados à linha de produção em Anápolis. Conforme a Caoa, parte deles será utilizada nos processos de solda na montagem das carrocerias - outra parcela vai atuar na seção de pintura dos novos automóveis.

Segundo a empresa, o investimento na automação foi o caminho encontrado para otimizar e agilizar processos produtivos e também para complementar as funções do quadro de funcionários, que está em expansão desde a adoção do segundo turno, em setembro de 2023, passando pelo início do terceiro turno em junho de 2024.

O quadro de colaboradores estava em torno de 2.500 em setembro do ano passado, passou de 3.000 no fim de 2023 e chegou a 5.450 atualmente. A expectativa é de que chegue a 6.000 pessoas nos próximos meses.

Para atingir a meta de 76 mil veículos produzidos no fim de 2024, a empresa também está expandindo suas instalações em 36.172 m² de área construída, abrangendo setores como central de resíduos, controle de qualidade e estoque, para superar os 208 mil m²

Segundo Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, presidente da Caoa Montadora, as obras na unidade de Anápolis não apenas irão contemplar aumento na produção da gama atual, como também miram a fabricação de novos produtos.

Em conversa com jornalistas na fábrica goiana na semana passada, durante o lançamento do novo Tiggo 8 Pro, o executivo informou que a Caoa passará a montar na unidade goiana as versões híbridas do Tiggo 7 e do Tiggo 8, que hoje são importadas da China.

Nos próximos meses, a linha de Anápolis também passará a produzir o inédito Tiggo 9, utilitário esportivo de grande porte com sete lugares e 4,82 m de comprimento que a Caoa Chery vai lançar no mercado brasileiro em 2025.

"Cada veículo que apresentamos para o mercado brasileiro tem sido sucesso de vendas e gera um fluxo ainda maior em nossas lojas. Ao anunciar essa expansão, reafirmamos o contínuo compromisso com a inovação, modernização, sustentabilidade e com o futuro da mobilidade", afirmou Annuar Ali, vice-presidente da Caoa.

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