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EV5: novo SUV elétrico da Kia surpreende ao acelerar e traz bateria gigante

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

30/08/2024 05h30Atualizada em 30/08/2024 08h47

A Kia acaba de lançar no Brasil o EV5, o primeiro automóvel 100% elétrico da marca sul-coreana no país.

Disponível na versão única Land, o utilitário esportivo médio já pode ser encomendado na rede de concessionárias da Kia pelo preço sugerido de R$ 399.990, que inclui wallbox de 7 kW para recarga residencial, além das três primeiras revisões (realizadas em intervalos de 20 mil km).

Os concorrentes diretos, de acordo com a Kia, são modelos de marcas premium na mesma faixa de preço, porém com menor porte, como Volvo XC40, BMW iX1 e Mercedes-Benz EQA.

Medindo 4,61 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1.715 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos, o novo SUV traz um motor elétrico, com 217 cv de potência e 31,6 kgfm de torque, e tração dianteira. De acordo com a fabricante, com essas especificações a aceleração de zero a 100 km/h acontece em 8,9 segundos.

O porta-malas comporta 513 litros no padrão VDA.

Autonomia e recarga

Imagem: Divulgação

Fornecidas pela BYD, as baterias têm capacidade de bons 88,16 kwh, que proporcionam autonomia de 402 km de acordo com o ciclo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) - o alcance sobe para 550 km conforme medição na modalidade WLTP, utilizada na Europa.

A recarga até 80% em corrente contínua em eletroposto de 50 kW leva aproximadamente 85 minutos, conforme a Kia. Em corrente alternada a 7 kW, o tempo sobe para 9 horas e 40 minutos.

Porte de Jeep Commander

Imagem: Divulgação

Com porte semelhante ao de um Jeep Commmander, cinco lugares e carroceria retilínea bem típica de SUVs, o Kia EV5 traz design bastante ousado para um SUV médio-grande, seguindo a mesma linha de lançamentos recentes da marca. A dianteira exibe faróis de LEDs posicionados na parte inferior do para-choque, dispostos em um nicho triangular que se une a uma faixa de LEDS nas extremidades do capô.

A traseira repete o visual minimalista, com lanternas de LEDs bem finas em formado da letra "J"e o logotipo da Kia centralizado na tampa do porta-malas.

Imagem: Divulgação

Quanto à lista de equipamentos, o EV5 é bem recheado e vem de série com rodas de liga leve de 17 polegadas, teto solar panorâmico, painel de instrumentos e central multimídia com tela de 12,3 polegadas cada, dispostos em peça única, bancos dianteiros com aquecimento, banco do motorista com ajustes elétricos, freio de estacionamento eletrônico e tampa traseira com acionamento elétrico.

Em relação aos itens de segurança, o EV5 traz seis airbags e vem recheado de assistências à condução, tais como alerta de colisão com frenagem automática de emergência, prevenção de colisão traseira com tráfego cruzado, alerta de ponto cego, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com centralização de faixa e função "stop & go", sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e monitoramento externo "360 graus" com câmeras.

A garantia é de cinco anos sem limite de quilometragem para o veículo e de oito anos ou 160 mil km para as baterias de alta voltagem da propulsão elétrica.

Impressões ao volante

Imagem: Divulgação

Em nosso primeiro contato ao volante do Kia EV5, o carro agradou em relação à performance.

O EV5 traz um seletor de modos de condução em um botão na base achatada do volante, que tem boa pegada.

No ajuste mais esportivo, que libera todos os quase 220 cv de potência e 31,6 kgfm de torque, a resposta ao pedal do acelerador é imediata - há força de sobra nas acelerações e nas retomadas de velocidade.

Para ampliar a autonomia, dá para escolher o modo Eco, que restringe o desempenho, deixa o acelerador menos sensível e a assistência à direção, mais macia - em velocidades mais altas, o volante oferece maior resistência, em nome da segurança.

Na modalidade mais esperta, o volante traz respostas rápidas - o ajuste das suspensões é bem equilibrado, combinando conforto - reforçado pelos pneus com perfil relativamente alto, com medidas 225/60 R18 - com estabilidade.

Apesar do tamanho avantajado, a carroceria inclina pouco nas mudanças de trajetória e a traseira, com suspensão independente do tipo MultiLink, fica bem plantada no piso.

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FICHA TÉCNICA

Imagem: Divulgação

Motor: elétrico, do tipo síncrono com ímã permanente

Câmbio: sistema de engrenagem de redução, sem marchas

Tração: dianteira

Dimensões: 4,61 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,71 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos

Peso:2.141 kg em ordem de marcha

Porta-malas: 513 litros na traseira e 67 litros na dianteira

Capacidade das baterias: 88,16 kWh, autonomia de 402 km segundo o Inmetro

Freios: discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira

Suspensão: independente do tipo McPherson na dianteira e independente do tipo MultiLink na traseira

Direção: elétrica com assistência progressiva

Pneus: 225/60 R18

Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,9 s

Velocidade máxima: 185 km/h

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