Como novos recursos viraram a solução para o motorista ruim de baliza

No mundo acelerado de hoje, onde cada minuto conta, quem tem tempo para manobras de estacionamento complicadas? Felizmente a tecnologia veio ao resgate dos motoristas 'ruins de baliza', com sistemas semiautônomos que prometem cumprir a tarefa quase sozinhas.

Segundo o professor de habilitação automotiva, Valter Santos, "fazer a baliza perfeita é sempre mais difícil do que aprender a trocar as marchas e dirigir". Para aprender na autoescola, a metodologia continua tradicional, com cones de sinalização. Mas com o surgimento de sistemas semiautônomos, o ato de estacionar está se tornando uma tarefa simples e descomplicada.

Atualmente o Park Assist System é a joia da coroa da assistência de estacionamento. Este sistema utiliza uma combinação de sensores e câmeras instaladas nos veículos para calcular a trajetória perfeita e guiar o carro com segurança para a vaga.

O motorista só precisa identificar se vai para frente ou para trás, controlar o acelerador e o freio, enquanto o carro faz o resto. Modelos como o Volkswagen Tiguan e o Chevrolet Tracker já estão equipados com essa tecnologia, que é uma mão na roda para vagas paralelas e transversais.

Além do Park Assist, há sistemas ainda mais avançados que permitem ao veículo estacionar praticamente sozinho. A Hyundai elevou o jogo com seu sistema e-corner, que permite que as rodas girem até 90 graus. Desta maneira, o carro pode literalmente andar de lado, como um caranguejo, além de eliminar a necessidade de baliza nos carros elétricos do futuro.

Esta tecnologia surgiu na CES de 2018 e, desde então, recebeu aprimoramentos para aplicação nos automóveis - pode integrar alguns modelos a partir de 2025. Braço da montadora sul-coreana, a Hyundai Mobis integrou o sistema um Ioniq 5 EV, permitindo que o veículo se mova diagonalmente e gire no local.

Outras marcas também estão seguindo o ritmo com sistemas semelhantes. Para os aficionados por luxo, o eixo traseiro esterçante é a cereja do bolo. Presente em veículos como o BMW X7 e o Porsche 911, ele permite que as rodas traseiras girem no sentido oposto às dianteiras em baixas velocidades, reduzindo o raio de giro e facilitando manobras em espaços apertados.

Há ainda o ângulo de giro. Esse termo técnico refere-se ao espaço necessário para que um carro faça uma curva completa. Quanto maior o ângulo, mais espaço o carro precisa. Com o eixo traseiro esterçante, esse ângulo é drasticamente reduzido, tornando o estacionamento em vagas apertadas quase uma brincadeira.

Em velocidades mais altas, como em estradas, o sistema faz com que as rodas dianteiras e traseiras virem no mesmo sentido, facilitando as curvas e proporcionando mais estabilidade ao veículo em curvas.

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Os avanços em tecnologia de assistência ao estacionamento não se limitam apenas a facilitar a vida dos motoristas 'ruins de baliza'. Há ainda uma dupla verificação de segurança, pois os Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS, em inglês) incluem dispositivos como câmeras e sensor de ré, que alertam sobre obstáculos invisíveis atrás do carro.

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