Carros com delay: por que alguns veículos demoram para conseguir acelerar
Wandick Donett
Colaboração para o UOL
07/09/2024 05h30
Em um mundo em que a velocidade e a eficiência são valorizadas, os motoristas frequentemente se deparam com um fenômeno intrigante: o delay na aceleração de seus veículos. Mas qual seria as razões técnicas por trás desse atraso e as soluções potenciais?
O atraso na resposta do acelerador é uma característica que pode ser observada em diversos modelos de veículos, particularmente aqueles que adotam sistemas de aceleração eletrônica. O Volkswagen Nivus é um exemplo notório, com proprietários relatando insatisfação com a lentidão na resposta do acelerador - um problema que tem sido discutido em fóruns e redes sociais.
Relacionadas
Além do Nivus, outros modelos da Volkswagen também foram mencionados em reclamações similares, sugerindo que o problema pode ser mais prevalente em veículos dessa marca. No entanto, é importante notar que o atraso no acelerador não é exclusivo de uma única montadora ou modelo, mas sim um fenômeno que pode afetar qualquer carro que utilize sistemas de aceleração eletrônica, especialmente aqueles que foram calibrados para cumprir com normas rigorosas de emissões de poluentes.
Essas normas, como o Proconve L8 no Brasil, exigem que os veículos emitam menos poluentes, o que pode levar as montadoras a ajustar o mapa eletrônico do carro para uma resposta mais lenta do acelerador durante as arrancadas, visando a redução das emissões.
Essa mudança, embora benéfica para o meio ambiente, tem o efeito colateral de retardar a aceleração. Alguns proprietários tentam contornar o problema desativando o controle de tração ou utilizando o modo Sport, mas essas soluções podem comprometer a segurança ou aumentar o consumo de combustível.
Para resolver o problema de atraso na resposta do acelerador do seu carro, existem várias abordagens que pode considerar. Uma solução popular é a instalação de um dispositivo conhecido como 'Pedal Booster' ou 'Throttle Controller'. Eles funcionam alterando o sinal eletrônico enviado do pedal do acelerador para a unidade de controle do motor (ECU), proporcionando uma resposta mais rápida e direta.
Outra opção é a reprogramação da ECU do veículo. Especialistas em tuning automotivo podem ajustar os parâmetros para otimizar a resposta do acelerador. Este processo, conhecido como 'remap' também pode potencialmente aumentar a potência e a eficiência do combustível do veículo. No entanto, é preciso lembrar que alterações não autorizadas como essa podem invalidar a garantia do automóvel.
Segundo o professor Cleber Willian Gomes, de Engenharia Mecânica da FEI, todo desenvolvimento envolve milhares de testes e especialistas do mundo todo e alterar o funcionamento de componentes pode ser fatal e colocar muitas vidas em risco.
"O veículo é uma máquina que possui mais de 1 tonelada, e diante de complexidade de componentes eletrônicos, redes de comunicação e milhares de linhas de software deve ser levado a sério como um sistema complexo que não deve ser modificado com sistemas não homologados pelas montadoras e não autorizados pelas leis de trânsito", afirmou.
A Volkswagen do Brasil informou em nota ao UOL Carros que, "assim como outros modelos disponíveis no mercado nacional, e para atender às necessidades exigidas pelos Proconve L7 e Rota 2030, o VW Nivus passou por recentes atualizações para otimização de emissões e consumo de combustível. O sistema de aceleração do veículo foi calibrado para atender às necessidades exigidas pelos programas".