Nada de CNH: mais da metade dos motociclistas do Brasil não tem documento
Gabriel Lima
Colaboração para o UOL
09/09/2024 15h11
Segundo a Ministério dos Transportes mais da metade dos proprietários de motos no Brasil não possui habilitação para guiá-las. O levantamento é da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que diz que aproximadamente 17,5 milhões de motociclistas trafegam sem habilitação - cerca de 54% do total.
O que aconteceu
O Brasil tem aproximadamente 34,2 milhões de motos e ciclomotores registrados. Representando 28% da frota do país, mais da metade de seus condutores não possui CNH válida para conduzir este tipo de veículo.
Destes veículos registrados, 23,1 milhões têm proprietários com CNH registrada, porém apenas 15 milhões têm na habilitação a permissão para pilotar motos.
Piauí, Maranhão, Acre e Pará têm motocicletas representando a metade de sua frota total de veículos.
A maior parte dos motociclistas está entre 30 e 39 anos (11,6 milhões), com condutores de 40 a 49 logo atrás (10,2 milhões). Destes, 75% são homens.
O principal motivo para a discrepância entre condutores habilitados e o total de veículos é o custo para se obter uma habilitação, segundo o Secretário Nacional de Trânsito Adrualdo de Lima Catão. Seu valor pode chegar a até R$ 4 mil.
Ele disse: a aquisição de uma moto é relativamente acessível, mas o custo para obter a habilitação é um grande obstáculo. Estamos dialogando com as autoescolas para encontrar formas de simplificar o acesso sem comprometer a segurança no trânsito."
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.