SUV brasileiro de 7 lugares da Caoa Chery ganha tela gigante e novo visual

Na edição desta semana do programa Carona, o apresentador Jorge Moraes conta as novidades do SUV médio Caoa Chery Tiggo 8, que ganhou o sobrenome Pro e mudanças por dentro e por fora.

Com preço sugerido de R$ 194.990 em setembro de 2024, o utilitário esportivo de sete lugares montado em Anápolis (GO) agora traz o mesmo design externo da versão híbrida plug-in, que é importada do China.

O Tiggo 8 Pro exibe novo desenho nos faróis de LEDs, na grade dianteira e nos para-choques. O modelo também recebeu mudanças nas lanternas traseiras, enquanto o conjunto mecânico mantém o motor 1.6 turbo a gasolina de 187 cv e 28 kgfm, bem como o câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas.

Caoa Chery Tiggo 8 Pro combina painel e multimídia em telas que somam 24,6 polegadas
Caoa Chery Tiggo 8 Pro combina painel e multimídia em telas que somam 24,6 polegadas Imagem: Divulgação

As rodas trazem novo desenho estão maiores: têm 19 polegadas, ante as 18 polegadas do Tiggo 8 anterior.

Por dentro, o SUV da Caoa Chery recebeu aprimoramentos, que incluem o painel de instrumentos e a central multimídia com telas integradas que, juntas, chegam a 24,6 polegadas.

Os bancos também mudaram, bem como o console central - que conta com carregador de celular por indução mais potente, agora com 50 W, e seletor de câmbio redesenhado.

Durante o lançamento do Tiggo 8 Pro, Moraes também fez uma visita à linha de produção de Anápolis, que está passando por uma ampliação, mediante investimento de R$ 3 bilhões.

As instalações terão a área ampliada em mais de 36 mil m², para atingir 208 mil m². Com esse incremento, além da aquisição de mais de 200 mil robôs que estavam nas antigas instalações da Ford em Camaçari (BA), a meta é produzir 76 mil veículos no local até o fim de 2024.

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A unidade hoje produz os SUVs Tiggo 5x, Tiggo 7 e Tiggo 8 Pro, da Caoa Chery, e também o caminhão HR e o utilitário esportivo Tucson, da Hyundai. Com as obras, a fábrica não vai apenas aumentar produção da gama atual, como também irá passar a fabricar as versões híbridas do Tiggo 7 e do Tiggo 8 - atualmente, elas vêm da China.

Citroën C3 agora é turbo

Linha 2025 do Citroën C3 agora traz opção de motor 1.0 turbo com CVT, exclusivo da nova versão You
Linha 2025 do Citroën C3 agora traz opção de motor 1.0 turbo com CVT, exclusivo da nova versão You Imagem: Divulgação

O Carona também apresenta a linha 2025 do Citroën C3.

Produzido em Porto Real (RJ), o hatch compacto traz como principal novidade a introdução do motor 1.0 turbo flex T200, capaz de render 130 cv e 20,4 kgfm de torque e que traz gerenciamento da transmissão CVT.

Trata-se do mesmo conjunto mecânico utilizado em outros automóveis da Stellantis, dona da Citroën, como 208, da Peugeot, e Pulse e Fastback, da Fiat.

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A nova motorização substitui o antigo propulsor 1.6 aspirado e chega exclusivamente na versão topo de linha do C3 - rebatizada como You! e que, em setembro de 2024, traz preço sugerido de R$ 99.990.

Essa configuração, além do motor mais forte, traz detalhes como rodas de liga leve, retrovisores externos e teto com acabamento preto brilhante. Por dentro, as mudanças se concentram no volante e nos bancos, que agora têm revestimento de couro sintético.

Tem água nos freios?

Caneta especial permite verificar percentual de água no fluido de freio; umidade compromete eficiência da frenagem
Caneta especial permite verificar percentual de água no fluido de freio; umidade compromete eficiência da frenagem Imagem: Reprodução

No quadro Autosserviço, Moraes explica, com a ajuda de um especialista, a importância de manter o fluido de freio em bom estado, por se tratar de um item de segurança indispensável.

O fluido deve ser substituído completamente no prazo indicado no manual do veículo, sempre seguindo a especificação DOT recomendada pelo fabricante do automóvel.

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Fica o alerta: nada de completar o nível, pois isso pode contaminar o fluido novo com o velho, que pode já ter perdido suas propriedades originais de fábrica.

Outra dica é conferir o percentual de água no fluido, por meio de uma espécie de caneta para esta finalidade. O fluido de freio tem a tendência a absorver umidade, o que compromete sua eficiência na hora de frear o carro.

Por fim, no quadro Fala Carona, Jorge Moraes tira dúvidas da audiência sobre o mercado automotivo e seus últimos lançamentos.

'Carona' é nova atração do UOL Carros

Nova atração do UOL Carros na programação do Canal UOL, o 'Carona' aborda os assuntos mais quentes do mercado automotivo todas as segundas-feiras, às 11h (horário de Brasília).

Apresentado pelo jornalista Jorge Moraes, o programa traz os lançamentos mais importantes do setor, além de dicas de serviços, entrevistas com personagens, curiosidades e novas tendências para você ficar por dentro do que interessa no mundo dos carros e da mobilidade.

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