Loja é acusada de retroceder hodômetros de 216 carros em 22 milhões de km

Uma loja de carros usados em Indianápolis, no EUA, está sendo acusada de retroceder o hodômetro de seus veículos à venda. De acordo com o estado, 216 modelos tiveram a atividade ilegal feita, com uma quilometragem combinada de cerca de 22 milhões de km retirada.

O que aconteceu

O estado de Indiana entrou com uma ação judicial contra a venda a loja de carros usados KBB Auto Sales alegando que reverteram os hodômetros de pelo menos 216 veículos. Os modelos foram vendidos a clientes desavisados.

Ao todo, mais de 22 milhões de km foram revertidos pelo empreendimento em uma reversão média de 105 mil km por veículo. Tudo teria sido feito após a aquisição dos veículos, retirando o painel e ajustando para a quilometragem desejada.

De acordo com o estado a principal prova é de que há discrepâncias na quilometragem de cada veículo no momento da aquisição pela KBB Auto Sales e a quilometragem aproximada de cada veículo na venda para cada consumidor.

Assim, o estado agora busca "medidas cautelares, restituição ao consumidor, danos triplos, penalidades civis, custos e outras medidas" para punir proprietários e funcionários do local. Indiana está buscando "três vezes os danos reais ou US$ 10 mil (R$ 55 mil) - o que for maior - para o benefício de cada comprador".

Procurador-geral, Todd Rokita disse: "essas táticas antiéticas enganam os consumidores que compram esses veículos com hodômetros rebaixados. Eles acabam com carros e caminhões com maior quilometragem e mais desgaste do que pensavam. A baixa quilometragem traz preços mais altos".

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.