Sedã esportivo da Mercedes-Benz troca V8 por motor 2.0 híbrido de 680 cv

Na edição desta semana do programa Carona, o apresentador Jorge Moraes acelera o novo Mercedes-AMG C 63 S E Performance.

Agora, a versão de alto desempenho do sedã Classe C troca o ronco do motor V8 por um sistema de propulsão híbrida plug-in que combina o motor 2.0 de quatro cilindros mais potente do mundo com propulsor elétrico para entregar impressionantes 680 cv de potência e 104 kgfm de torque combinados.

A tecnologia híbrida presente no lançamento da Mercedes-Benz é proveniente da Fórmula 1 e utiliza baterias com capacidade de 6,1 kWh e tensão de 400 V com foco na performance.

Recarregáveis na tomada, essas baterias permitem rodar sem gastar uma gota de combustível, no modo 100% elétrico, uma distância de aproximadamente 13 km no ciclo WLTP.

Por falar em desempenho esportivo, o C 63 acelera de zero a 100 km/h em 3,4 segundos e a velocidade máxima, limitada eletronicamente, chega a 280 km/h. O preço sugerido dessa máquina começa em R$ 906.900 e chega a R$ 1.015.900 na série especial F1.

Ford F-150 traz novo visual e garantia maior

Ford F-150 tem preço sugerido de R$ 520 mil e agora traz cinco anos de garantia
Ford F-150 tem preço sugerido de R$ 520 mil e agora traz cinco anos de garantia Imagem: Divulgação

O Carona conta, ainda, tudo sobre a linha 2025 da picape de grande porte Ford-F-150.

O utilitário com 5,88 m de comprimento ganhou mudanças visuais, como faróis, lanternas, grade frontal e para-choques redesenhados, bem como uma nova tampa da caçamba, que pode ser aberta de duas formas diferentes.

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Além disso, a garantia foi ampliada de três para cinco anos, conta Moraes.

A F-150 deixa de ser oferecida na versão Platinum e, agora, está disponível nas configurações Lariat e Lariat Black - ambas com preço sugerido de R$ 519.990. Como o nome sugere, a variante Black se diferencia pelo visual escurecido, enquanto a outra opção exibe detalhes cromados na parte externa.

A lista de equipamentos também mudou e, agora, a picape sai da fábrica com head-up display - aquela tecnologia que projeta informações como velocidade e rotas de navegação por GPS no para-brisa.

Se a picape mudou no visual e nos itens de série, a mecânica continua alterada: sob o capô, a Ford manteve o propulsor 5.0 V8 aspirado Coyote com transmissão automática de dez marchas, capaz de render 405 cv e 56,7 kgfm.

Byd Song Pro x Hyundai Creta

Híbrido plug-in, novo BYD Song Pro tem preço inicial na faixa de R$ 190 mil, semelhante ao do Creta topo de linha
Híbrido plug-in, novo BYD Song Pro tem preço inicial na faixa de R$ 190 mil, semelhante ao do Creta topo de linha Imagem: Divulgação
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O Carona também traz um duelo entre dois SUVs com preços na faixa de R$ 190 mil: o BYD Song Pro, que parte de R$ 189.900; e o Hyundai Creta Ultimate 2024, versão topo de linha com preço sugerido de R$ 187.890.

Com preços parecidos, os utilitários esportivos trazem propostas bem diferentes.

O BYD é híbrido plug-in, combinando motor 1.5 aspirado a gasolina com propulsor elétrico. Com baterias recarregáveis na tomada, traz autonomia superior a 1.000 km e é capaz de rodar, na versão mais cara (R$ 199.800), até 110 km no modo 100% elétrico - de acordo com a fabricante.

Na configuração topo de linha, a potência combinada do Song Pro é de 235 cv e o torque chega a 43 kgfm.

Já o Creta é um SUV convencional, equipado com motor 2.0 aspirado de 167 cv e 20,6 kgfm.

O modelo da Hyundai anda menos e não tem propulsão elétrica, mas vem mais equipado: traz de série itens como teto solar panorâmico, alerta de colisão, frenagem automática de emergência e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo - itens indisponíveis no rival da BYD.

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Motor turbo dá mais manutenção?

Motor turbo da família Firefly da Stellantis equipa carros de várias marcas do grupo automotivo
Motor turbo da família Firefly da Stellantis equipa carros de várias marcas do grupo automotivo Imagem: Divulgação

No quadro Autosserviço, o Carona trata dos motores turbo, que são a nova tendência do mercado.

Essa tecnologia utiliza os gases do escapamento para acionar uma turbina que, por sua vez, injeta mais ar dentro do motor. Dessa forma, é possível obter mais desempenho em propulsores de menor cilindrada, reduzindo o consumo e as emissões de poluentes.

É o chamado "downsizing", que é a redução no tamanho dos motores, com o uso de tecnologias como o turbo, para torná-los mais eficientes.

Com a ajuda de um especialista, Jorge Moraes também esclarece se motores com turbo quebram mais facilmente do que os aspirados e têm manutenção mais cara. Assista o Carona e descubra se isso é mito ou verdade.

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Por fim, Jorge Moraes esclarece dúvidas da audiência sobre o mercado automotivo no quadro Fala Carona.

'Carona' é nova atração do UOL Carros

Nova atração do UOL Carros na programação do Canal UOL, o 'Carona' aborda os assuntos mais quentes do mercado automotivo todas as segundas-feiras, às 11h (horário de Brasília).

Apresentado pelo jornalista Jorge Moraes, o programa traz os lançamentos mais importantes do setor, além de dicas de serviços, entrevistas com personagens, curiosidades e novas tendências para você ficar por dentro do que interessa no mundo dos carros e da mobilidade.

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