Renault 4 é elétrico 'retrofuturista' com que brasileiro só poderá sonhar
Daniel Neves
Do UOL, em Paris (França)*
14/10/2024 12h48Atualizada em 14/10/2024 16h01
A Renault revelou oficialmente o novo 4 E-Tech no Salão do Automóvel de Paris. O SUV subcompacto totalmente elétrico é uma 'reinvenção retrofuturista' do Renault 4 dos anos 60 e a princípio não será vendido no Brasil - é voltado ao mercado europeu e também deve vir para alguns países vizinhos na América Latina.
Como é o Renault 4
O modelo conta com 4,14 m de comprimento, 1,8 m de largura e 1,57 m de altura, dimensões maiores do irmão Renault 5 - de quem compartilha boa parte dos componentes. O entre-eixos é de 2,62 m e o porta-malas comporta 420 litros.
Relacionadas
No interior, destaque para o painel de instrumentos digital de 10,1 polegadas e a tela sensível ao toque de 10 polegadas - com integração ao sistema OpenR Link do Google. Chama a atenção o acabamento, com estofamento reciclado em azul escuro inspirado em jeans.
O design exterior é fiel ao conceito Renault 4Eever Trophy de 2022, embora sem as características robustas. A grade iluminada de peça única é totalmente coberta e incorpora faróis redondos de LED, que lembram o Renault 4 original.
O SUV estará disponível com dois motores totalmente elétricos, enviando potência para as rodas dianteiras. A versão básica combina um motor elétrico de 120 cv (90 kW / 122 cv) com uma bateria de 40 kWh, oferecendo 300 km de autonomia no ciclo europeu.
A outra opção combina um motor elétrico mais potente de 148 cv com uma bateria maior de 52 kWh, permitindo um alcance de 402 km.
Twingo elétrico e carro a hidrogênio
Conhecido do público brasileiro, o Twingo ganhou uma versão elétrica para o mercado europeu. O modelo apresentado em Paris ainda é conceitual, mas a ideia é de que a produção tenha início em 2026. O modelo é uma aposta da marca francesa para competir com a investida de marcas eletrificadas chinesas;
Outro modelo que chamou atenção no stand da Renault foi o Embleme. O crossover mistura motorização elétrica com propulsor movido a hidrogênio e com a promessa de reduzir em até 90% a emissão de carbono.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
*Viagem a convite da Renault