Por que rodar com tanque de combustível sempre na reserva detona seu carro
Alessandro Reis
DO UOL, em São Paulo (SP)
16/10/2024 19h00
Na edição desta semana do programa Carona, o apresentador Jorge Moraes alerta, no quadro Autosserviço, para os perigos de rodar regularmente com o tanque na reserva.
Um dos problemas é o risco de faltar combustível, a chamada "pane seca": trata-se de uma infração de trânsito de natureza média, que prevê multa de R$ 130,16, mais quatro pontos no prontuário da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Outros perigos são de natureza técnica. Conforme o consultor Marcelo Silva, tanque quase vazio sobrecarrega a bomba de combustível, que necessita do líquido para o respectivo arrefecimento.
Relacionadas
Pouco combustível também pode liberar sujeira presente no fundo do tanque, que pode entupir o filtro da bomba, elevando a chance de a peça deixar de funcionar. Dependendo do caso, o reparo da peça pode custar mais do que R$ 2.000.
SUV elétrico mais barato do Brasil
Moraes também avalia o novo BYD Yuan Pro, o SUV elétrico mais barato do Brasil.
Com preço sugerido de R$ 192.800, o lançamento da BYD é menor, mais simples e tem baterias menores do que o seu "irmão maior" Yuan Plus - que tem preço sugerido de R$ 235.800.
Medindo 4,3 m de comprimento e 2,62 m de distância entre-eixos, o Yuan Pro tem design exclusivo e é comercializado com baterias de 45,1 kWh, que proporcionam autonomia de 250 km no ciclo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
No ciclo WLTP (europeu), o alcance com uma carga completa das baterias chega a 320 km.
A potência é de 177 cv e o torque, de 29,6 kgm - contra 204 cv e 31,6 kgfm do Yuan Plus. A BYD divulga que a variante Pro do SUV elétrico acelera de zero a 100 km/h em 7,9 segundos, ante 7,3 segundos da opção com o sobrenome Plus.
Por dentro, o lançamento da BYD traz com acabamento, com destaque para o painel digital de 8,8 polegadas e para a central multimídia com tela giratória de 12,8 polegadas.
VW Golf GTI volta após 5 anos
O Carona destaca, ainda, a volta do VW Golf GTI ao mercado brasileiro em 2025, confirmada pela Volkswagen no último dia 8 de outubro.
Fora de linha no país desde 2019, o GTI foi exposto no mês passado no Rock in Rio, evento do qual a Volks foi patrocinadora, e um exemplar foi mostrado à imprensa especializada na sede da Volkswagem em São Bernardo do Campo (SP).
Jorge Moraes explica que o Golf GTI a ser vendido aqui é o mais recente, trazendo a reestilização e as atualizações tecnológicas que a oitava geração do hatch médio recebeu em 2023 na Europa.
Preço e equipamentos do modelo a ser comercializado em nosso país a partir do ano que vem ainda são desconhecidos, mas já sabemos que o GTI virá equipado com o conhecido motor 2.0 TSI turbo a gasolina, ajustado para entregar 265 cv de potência e 37,7 kgfm de torque.
Com transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas, a aceleração de zero a 100 km/h acontece em apenas 5,9 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada a 250 km/h - de acordo com a fabricante.
O exemplar que a VW exibiu para a imprensa especializada traz os tradicionais bancos de tecido xadrez, rodas de liga leve de 19 polegadas e central multimídia de 12,9 polegadas.
Buggy elétrico em Noronha
Diretamente de Recife (PE), Morais conta como é o buggy 100% elétrico eION Power, desenvolvido no Brasil e que será utilizado em Fernando de Noronha, famosa ilha do estado pernambucano.
Com carroceria de fibra de vidro, cerca de 100 km de autonomia e 70 km/h de velocidade máxima, o buggy traz tecnologia de empresas brasileiras, como a gaúcha FuelTech, e será disponibilizado para locação em Noronha.
Desenvolvido pela startup eION, o veículo teve desenvolvimento em parceria com a empresa de geração e distribuição de energia elétrica Neoenergia e seu uso em
Fernando de Noronha faz parte das ações do projeto Trilha Verde, do Governo de Pernambuco.
Por fim, no quadro Fala Carona, Jorge Moraes tira dúvidas da audiência e antecipa novidades do mercado automotivo.
'Carona' é nova atração do UOL Carros
Nova atração do UOL Carros na programação do Canal UOL, o 'Carona' aborda os assuntos mais quentes do mercado automotivo todas as segundas-feiras, às 11h (horário de Brasília).
Apresentado pelo jornalista Jorge Moraes, o programa traz os lançamentos mais importantes do setor, além de dicas de serviços, entrevistas com personagens, curiosidades e novas tendências para você ficar por dentro do que interessa no mundo dos carros e da mobilidade.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.