Buggy elétrico fabricado no Brasil vira nova atração de Fernando de Noronha

Nesta semana, no programa Carona, o apresentador Jorge Moraesconta como é o buggy 100% elétrico eION Power, desenvolvido no Brasil e que será utilizado em Fernando de Noronha, famosa ilha de Pernambuco.

Com carroceria de fibra de vidro, cerca de 100 km de autonomia e 70 km/h de velocidade máxima, o buggy traz tecnologia de empresas brasileiras, como a gaúcha FuelTech, e será disponibilizado para locação em Noronha.

Desenvolvido pela startup eION, o veículo teve desenvolvimento em parceria com a empresa de geração e distribuição de energia elétrica Neoenergia e seu uso em

Fernando de Noronha faz parte das ações do projeto Trilha Verde, do Governo de Pernambuco.

Por fim, no quadro Fala Carona, Jorge Moraes tira dúvidas da audiência e antecipa novidades do mercado automotivo.

Tanque na reserva: por que é uma furada

Rodar com o tanque sempre na reserva traz problemas que vão além do risco de pane seca
Rodar com o tanque sempre na reserva traz problemas que vão além do risco de pane seca Imagem: iStock

No quadro Autosserviço, Moraes alerta para os perigos de rodar regularmente com o tanque na reserva.

Um dos problemas é o risco de faltar combustível, a chamada "pane seca": trata-se de uma infração de trânsito de natureza média, que prevê multa de R$ 130,16, mais quatro pontos no prontuário da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Continua após a publicidade

Outros perigos são de natureza técnica. Conforme o consultor Marcelo Silva, tanque quase vazio sobrecarrega a bomba de combustível, que necessita do líquido para o respectivo arrefecimento.

Pouco combustível também pode liberar sujeira presente no fundo do tanque, que pode entupir o filtro da bomba, elevando a chance de a peça deixar de funcionar. Dependendo do caso, o reparo da peça pode custar mais do que R$ 2.000.

SUV elétrico mais barato do Brasil

BYD Yuan Pro tem preço abaixo de R$ 200 mil, é bem equipado e tem motor elétrico potente
BYD Yuan Pro tem preço abaixo de R$ 200 mil, é bem equipado e tem motor elétrico potente Imagem: Divulgação

Jorge Moraes também avalia o novo BYD Yuan Pro, o SUV elétrico mais barato do Brasil.

Com preço sugerido de R$ 192.800, o lançamento da BYD é menor, mais simples e tem baterias menores do que o seu "irmão maior" Yuan Plus - que tem preço sugerido de R$ 235.800.

Continua após a publicidade

Medindo 4,3 m de comprimento e 2,62 m de distância entre-eixos, o Yuan Pro tem design exclusivo e é comercializado com baterias de 45,1 kWh, que proporcionam autonomia de 250 km no ciclo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

No ciclo WLTP (europeu), o alcance com uma carga completa das baterias chega a 320 km.

A potência é de 177 cv e o torque, de 29,6 kgm - contra 204 cv e 31,6 kgfm do Yuan Plus. A BYD divulga que a variante Pro do SUV elétrico acelera de zero a 100 km/h em 7,9 segundos, ante 7,3 segundos da opção com o sobrenome Plus.

Por dentro, o lançamento da BYD traz com acabamento, com destaque para o painel digital de 8,8 polegadas e para a central multimídia com tela giratória de 12,8 polegadas.

VW Golf GTI volta após 5 anos

Versão esportiva do hatch retorna ao Brasil em 2025 na geração 8,5, lançada em 2023 na Europa
Versão esportiva do hatch retorna ao Brasil em 2025 na geração 8,5, lançada em 2023 na Europa Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

O Carona destaca, ainda, a volta do VW Golf GTI ao mercado brasileiro em 2025, confirmada pela Volkswagen no último dia 8 de outubro.

Fora de linha no país desde 2019, o GTI foi exposto no mês passado no Rock in Rio, evento do qual a Volks foi patrocinadora, e um exemplar foi mostrado à imprensa especializada na sede da Volkswagem em São Bernardo do Campo (SP).

Jorge Moraes explica que o Golf GTI a ser vendido aqui é o mais recente, trazendo a reestilização e as atualizações tecnológicas que a oitava geração do hatch médio recebeu em 2023 na Europa.

Preço e equipamentos do modelo a ser comercializado em nosso país a partir do ano que vem ainda são desconhecidos, mas já sabemos que o GTI virá equipado com o conhecido motor 2.0 TSI turbo a gasolina, ajustado para entregar 265 cv de potência e 37,7 kgfm de torque.

Com transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas, a aceleração de zero a 100 km/h acontece em apenas 5,9 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada a 250 km/h - de acordo com a fabricante.

O exemplar que a VW exibiu para a imprensa especializada traz os tradicionais bancos de tecido xadrez, rodas de liga leve de 19 polegadas e central multimídia de 12,9 polegadas.

Continua após a publicidade

'Carona' é nova atração do UOL Carros

Nova atração do UOL Carros na programação do Canal UOL, o 'Carona' aborda os assuntos mais quentes do mercado automotivo todas as segundas-feiras, às 11h (horário de Brasília).

Apresentado pelo jornalista Jorge Moraes, o programa traz os lançamentos mais importantes do setor, além de dicas de serviços, entrevistas com personagens, curiosidades e novas tendências para você ficar por dentro do que interessa no mundo dos carros e da mobilidade.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.