Novo SUV da Volks tem nome revelado e chega em 2025; veja o que já sabemos

Volkswagen Tera. Este é o nome do novo SUV, divulgado nesta segunda-feira (4) pela marca alemã. O utilitário esportivo tem lançamento confirmado para 2025 e chega ao mercado brasileiro para rivalizar com Fiat Pulse e Renault Kardian.

"Foram longas discussões para encontrar o nome do nosso novo SUV e chegamos num resultado incrível. Tera é um nome forte que tem capacidade para carregar muitas histórias. Ele será um divisor de águas no mercado e um novo ícone pop para o Brasil", disse Ciro Possobom, presidente da Volkswagen do Brasil.

A escolha do nome do novo SUV segue a tradição da marca de batizar seus utilitários com a letra 'T', como T-Cross, Taos e Tiguan - o cupê Nivus é a exceção.

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Imagem: Divulgação

Tera já foi 'visto' no Rock in Rio

A Volkswagen já havia mostrado o Tera em seu estande no Rock in Rio, evento da qual era patrocinadora. Quem visitou o local, porém, só conseguiu observar o modelo através de uma caixa perfurada e iluminada por LEDs, que permitia observar detalhes como as lanternas traseiras, as portas, os retrovisores externos e os faróis.

A convite da Volkswagen, a reportagem do UOL Carros esteve por lá e conseguiu fotografar o inédito utilitário esportivo em vários ângulos, que permitem ter uma boa ideia das dimensões e do visual do modelo - que será posicionado abaixo do Nivus em tamanho e preço.

Além das imagens exclusivas do SUV, contamos a seguir o que já sabemos a respeito da novidade, com base em informações já divulgadas pela VW e a partir de informações apuradas pelo colunista de UOL Carros Marlos Ney Vidal.

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Investimento bilionário

Novo SUV da VW está exposto em uma caixa perfurada e iluminada por LEDs nas instalações do Rock in Rio
Novo SUV da VW está exposto em uma caixa perfurada e iluminada por LEDs nas instalações do Rock in Rio Imagem: Alessandro Reis/UOL

O Tera será um dos principais lançamentos da Volkswagen dentro do atual ciclo de investimentos de R$ 16 bilhões de 2025 até 2028 no Brasil, anunciado em fevereiro passado pela companhia. Ele será um dos 16 produtos que a VW vai lançar neste período de três anos.

Sua fabricação será em Taubaté, no interior de São Paulo, ao lado do Polo Track - com o qual vai compartilhar uma série de componentes, pois os dois modelos derivam da plataforma modular MQB A0, também utilizada nos SUVs T-Cross e Nivus e no sedã Virtus.

Motor 1.0 turbo flex

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Segundo o colunista Marlos Ney Vidal, o Tera será equipado, a exemplo do T-Cross e do Nivus, com o conhecido motor 1.0 TSI turbo flex e a transmissão automática de seis marchas.

Diferentemente dos "irmãos maiores", nos quais a referida motorização rende 128 cv e 20,4 kgfm, o caçula da família de SUVs da marca alemã terá uma calibração mais mansa do mesmo propulsor, com as mesmas especificações utilizadas no Polo e no Virtus: 116 cv e 16,8 kgfm.

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Imagem: Alessandro Reis/UOL

A exemplo dos demais utilitários esportivos vendidos pela Volks no mercado brasileiro, a tração será sempre dianteira. Não será surpresa se a novidade vier com a calibração mais forte na versão topo de linha - as fotos mostram que, ao menos na configuração mais equipada, terá rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus com medidas 205/55.

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As imagens que obtivemos no Rio também demonstram que o Tera será comercializado com freios a disco nas quatro rodas.

Dimensões

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Conforme mencionamos acima, o novo utilitário esportivo da Volkswagen será menor do que o Nivus, que mede 4,27 m de comprimento. A novidade traz balanço traseiro, que é a extensão da carroceria após o eixo, consideravelmente mais curto - portanto, espere um porta-malas com menos capacidade ante os 415 litros do Nivus.

Em relação à largura e à distância entre-eixos, terá medidas parecidas ou até idênticas às do Nivus - respectivamente, 1,76 m e 2,57 m.

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De acordo com Marlos Ney Vidal, o Tera terá dimensões bem parecidas com as do Skoda Fabia, utilitário esportivo da subsidiária tcheca do Grupo Volkswagen que já foi utilizado para testar componentes do modelo brasileiro.

Como referência, o Fabia tem 4,10 m de comprimento, 2,57 m de entre-eixos, 1,78 m de largura e 1,45 m de altura - é, portanto, um pouco mais largo e mais baixo do que o Nivus, que mede 1,49 m do teto até os pneus.

Design

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Imagem: Alessandro Reis/UOL

As fotos do exemplar exposto no Rio de Janeiro revelam alguns detalhes, como as rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado, detalhes pretos e desenho exclusivo.

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As imagens, como também uma projeção divulgada pela VW, também revelam que o Tera virá com faróis iluminados por LEDs e com desenho exclusivo - mas não terão o sofisticado sistema IQ Light de antiofuscamento disponível no Taos.

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Imagem: Alessandro Reis/UOL

Por sua vez, as luzes de condução diurna serão retilíneas, compostas por duas barras de LEDs na parte superior de cada farol.

A julgar pelo veículo exibido no Rock in Rio, o Tera também não será equipado com barra iluminada na grade frontal, item de design presente no Tiguan, no Taos e, mais recentemente, no T-Cross.

Por falar na grade dianteira, ela será bipartida, exibindo uma seção mais estreita na parte superior, com o logotipo da VW ao centro, ladeado por uma barra com acabamento fosco rente ao capô.

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Imagem: Alessandro Reis/UOL

A parte inferior da grade é bem maior e traz acabamento na cor preta. Na base dos para-choques, dianteiro e traseiro, o carro conta com um aplique na tonalidade prata, com acabamento fosco.

Na traseira, as lanternas na horizontal lembram muito as peças utilizadas no SUV elétrico ID.4 e no novo Tiguan Europeu. Iluminadas por LEDs, são unidas por uma barra que atravessa a tampa do porta-malas e não conta com iluminação.

Ao menos nas versões mais completas, o novo SUV terá um aerofólio com acabamento preto brilhante logo acima do vidro traseiro, que é bem inclinado e dá um estilo de cupê ao utilitário esportivo - embora o teto seja mais convencional, típico de SUVs, sem aquela curvatura mais acentuada na parte traseira presente no Nivus.

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Imagem: Alessandro Reis/UOL
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Quanto ao interior, a Volks ainda não mostrou nenhuma imagem da cabine. Espere elementos como painel de instrumentos digital e central multimídia VW Play.

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