Novo SUV da Volks tem nome revelado e chega em 2025; veja o que já sabemos
Volkswagen Tera. Este é o nome do novo SUV, divulgado nesta segunda-feira (4) pela marca alemã. O utilitário esportivo tem lançamento confirmado para 2025 e chega ao mercado brasileiro para rivalizar com Fiat Pulse e Renault Kardian.
"Foram longas discussões para encontrar o nome do nosso novo SUV e chegamos num resultado incrível. Tera é um nome forte que tem capacidade para carregar muitas histórias. Ele será um divisor de águas no mercado e um novo ícone pop para o Brasil", disse Ciro Possobom, presidente da Volkswagen do Brasil.
A escolha do nome do novo SUV segue a tradição da marca de batizar seus utilitários com a letra 'T', como T-Cross, Taos e Tiguan - o cupê Nivus é a exceção.
Tera já foi 'visto' no Rock in Rio
A Volkswagen já havia mostrado o Tera em seu estande no Rock in Rio, evento da qual era patrocinadora. Quem visitou o local, porém, só conseguiu observar o modelo através de uma caixa perfurada e iluminada por LEDs, que permitia observar detalhes como as lanternas traseiras, as portas, os retrovisores externos e os faróis.
A convite da Volkswagen, a reportagem do UOL Carros esteve por lá e conseguiu fotografar o inédito utilitário esportivo em vários ângulos, que permitem ter uma boa ideia das dimensões e do visual do modelo - que será posicionado abaixo do Nivus em tamanho e preço.
Além das imagens exclusivas do SUV, contamos a seguir o que já sabemos a respeito da novidade, com base em informações já divulgadas pela VW e a partir de informações apuradas pelo colunista de UOL Carros Marlos Ney Vidal.
Investimento bilionário
O Tera será um dos principais lançamentos da Volkswagen dentro do atual ciclo de investimentos de R$ 16 bilhões de 2025 até 2028 no Brasil, anunciado em fevereiro passado pela companhia. Ele será um dos 16 produtos que a VW vai lançar neste período de três anos.
Sua fabricação será em Taubaté, no interior de São Paulo, ao lado do Polo Track - com o qual vai compartilhar uma série de componentes, pois os dois modelos derivam da plataforma modular MQB A0, também utilizada nos SUVs T-Cross e Nivus e no sedã Virtus.
Motor 1.0 turbo flex
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Quero receberSegundo o colunista Marlos Ney Vidal, o Tera será equipado, a exemplo do T-Cross e do Nivus, com o conhecido motor 1.0 TSI turbo flex e a transmissão automática de seis marchas.
Diferentemente dos "irmãos maiores", nos quais a referida motorização rende 128 cv e 20,4 kgfm, o caçula da família de SUVs da marca alemã terá uma calibração mais mansa do mesmo propulsor, com as mesmas especificações utilizadas no Polo e no Virtus: 116 cv e 16,8 kgfm.
A exemplo dos demais utilitários esportivos vendidos pela Volks no mercado brasileiro, a tração será sempre dianteira. Não será surpresa se a novidade vier com a calibração mais forte na versão topo de linha - as fotos mostram que, ao menos na configuração mais equipada, terá rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus com medidas 205/55.
As imagens que obtivemos no Rio também demonstram que o Tera será comercializado com freios a disco nas quatro rodas.
Dimensões
Conforme mencionamos acima, o novo utilitário esportivo da Volkswagen será menor do que o Nivus, que mede 4,27 m de comprimento. A novidade traz balanço traseiro, que é a extensão da carroceria após o eixo, consideravelmente mais curto - portanto, espere um porta-malas com menos capacidade ante os 415 litros do Nivus.
Em relação à largura e à distância entre-eixos, terá medidas parecidas ou até idênticas às do Nivus - respectivamente, 1,76 m e 2,57 m.
De acordo com Marlos Ney Vidal, o Tera terá dimensões bem parecidas com as do Skoda Fabia, utilitário esportivo da subsidiária tcheca do Grupo Volkswagen que já foi utilizado para testar componentes do modelo brasileiro.
Como referência, o Fabia tem 4,10 m de comprimento, 2,57 m de entre-eixos, 1,78 m de largura e 1,45 m de altura - é, portanto, um pouco mais largo e mais baixo do que o Nivus, que mede 1,49 m do teto até os pneus.
Design
As fotos do exemplar exposto no Rio de Janeiro revelam alguns detalhes, como as rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado, detalhes pretos e desenho exclusivo.
As imagens, como também uma projeção divulgada pela VW, também revelam que o Tera virá com faróis iluminados por LEDs e com desenho exclusivo - mas não terão o sofisticado sistema IQ Light de antiofuscamento disponível no Taos.
Por sua vez, as luzes de condução diurna serão retilíneas, compostas por duas barras de LEDs na parte superior de cada farol.
A julgar pelo veículo exibido no Rock in Rio, o Tera também não será equipado com barra iluminada na grade frontal, item de design presente no Tiguan, no Taos e, mais recentemente, no T-Cross.
Por falar na grade dianteira, ela será bipartida, exibindo uma seção mais estreita na parte superior, com o logotipo da VW ao centro, ladeado por uma barra com acabamento fosco rente ao capô.
A parte inferior da grade é bem maior e traz acabamento na cor preta. Na base dos para-choques, dianteiro e traseiro, o carro conta com um aplique na tonalidade prata, com acabamento fosco.
Na traseira, as lanternas na horizontal lembram muito as peças utilizadas no SUV elétrico ID.4 e no novo Tiguan Europeu. Iluminadas por LEDs, são unidas por uma barra que atravessa a tampa do porta-malas e não conta com iluminação.
Ao menos nas versões mais completas, o novo SUV terá um aerofólio com acabamento preto brilhante logo acima do vidro traseiro, que é bem inclinado e dá um estilo de cupê ao utilitário esportivo - embora o teto seja mais convencional, típico de SUVs, sem aquela curvatura mais acentuada na parte traseira presente no Nivus.
Quanto ao interior, a Volks ainda não mostrou nenhuma imagem da cabine. Espere elementos como painel de instrumentos digital e central multimídia VW Play.
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