Chinês, Zeekr X chega como versão mais luxuosa do Volvo EX30; veja preços
Alessandro Reis
Do UOL, em São Paulo (SP)
12/11/2024 13h16Atualizada em 12/11/2024 14h39
A Zeekr, marca chinesa de carros premium pertencente ao Grupo Geely ao lado da Volvo, expande suas operações no Brasil ao lançar o segundo modelo de seu portfólio: o SUV médio X, totalmente elétrico, que chega em duas versões, com preços promocionais de R$ 272 mil (Premium) e R$ 298 mil (Flagship) na pré-venda.
"Primo" do Volvo EX30 (preços de R$ 229.950 a R$ 299.950), com o qual divide a plataforma modular SEA e a mesma arquitetura elétrica de 800 volts, o Zeekr X traz um motor na versão Premium, que rende 272 cv de potência e 35 kgfm de torque - com esse conjunto, a aceleração de zero a 100 km/h acontece em 5,6 segundos.
Já a versão Flagship conta com dois motores, um em cada eixo, para render 428 cv e 55 kgfm - nessa opção topo de linha, o zero a 100 km/h se dá em 3,8 segundos, informa a fabricante.
As duas versões trazem bateria idêntica, com capacidade para 66 kWh - no ciclo chinês WLTC, a autonomia divulgada para a versão com tração traseira é de 440 km - no ciclo brasileiro do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), mais conversador, o alcance cai para 332 km.
Na corrente alternada, a recarga mais lenta, o Zeekr de entrada aceita carregadores de até 11 kW, enquanto o de topo sobe a potência a 22 kW. Na corrente contínua, que possibilita a recarga rápida, ambos são compatíveis com eletropostos de até 150 kW.
Segundo a Zeekr, nesse equipamento é possível reabastecer as baterias de 10% a 80% em menos de 25 minutos.
Nesta etapa de lançamento, os primeiros compradores levam, sem custo extra, um ano de garantia adicional, de cinco para seis anos, mais carregador de parede com potência de 7 kw a 22 kw e três anos de conectividade 5G dedicada. A cobertura das baterias é sempre de oito anos.
O Zeekr X se une à perua 001, também elétrica, que chegou ao mercado há cerca de um mês, custando de R$ 428 mil a R$ 475 mil.
O SUV elétrico chinês que está chegando ao Brasil tem porte mais compacto na comparação com o Zeekr 001, mantendo performance, acabamento e nível de equipamentos parecido.
Volvo EX30 x Zeekr X
Quanto às dimensões, são 4,43 m de comprimento (20 cm a mais do que o Volvo EX30), 2,03 m de largura (+20 cm), 1,57 m de altura (+3 cm) e bons 2,75 m de distância entre-eixos (+10 cm na comparação com o EX30). O porta-malas, por sua vez, traz 326 litros de capacidade.
Em relação ao acabamento, o Zeekr X traz um nível acima do EX30 e conta com itens de conforto e tecnologia indisponíveis no modelo da marca sueca, como portas com acionamento elétrico, maçanetas externas retráteis e painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas, dentre outros itens. As duas versões vêm com central multimídia de 14,6 polegadas.
Outra diferença em relação ao Volvo é que o Zeekr X tem a opção com dois motores e todas as versões trazem baterias de 66 kWh - o Volvo, por ora, é comercializado no Brasil exclusivamente com motor traseiro, trazendo as mesmas especificações de potência e torque do que a versão equivalente da Zeekr, e pode ser adquirido com baterias de 51 kWh na configuração mais barata.
Por outro lado, no Volvo as baterias mais parrudas são de 69 kWh, ante 66 kWh do Zeekr X.
Veja os conteúdos de cada versão:
Zeekr X Premium (R$ 272 mil)
Principais características: 272 cv com um motor elétrico, tração traseira, 0 a 100 km/h em 5,6 segundos, rodas de liga leve de 19 polegadas, teto panorâmico, conectividade 5G dedicada com wi-fi nativo, heads-up display, sete airbags, sistema de som premium Yamaha com 12 alto-falantes e um subwoofer, iluminação interna com LEDs e 64 opções de cor, sistema de condução semiautônoma e assistência à condução, carregamento AC (corrente alternada) em até 11 kW e CC (corrente contínua) em até 150 kW.
Zeekr X Flagship (R$ 298 mil)
Principais características: 428 cv com dois motores elétricos, tração integral, 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, rodas de liga leve de 20 polegadas e todos os itens da verão Premium mais bancos dianteiros com massagem e climatização, opção de cor interior em dois tons. Carregamento AC (corrente alternada) em até 22 kW e CC (corrente contínua) em até 150 kW.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.