Topo

Como carro pode te enganar sobre velocidade real ao passar por um radar

Velocidade registrada no velocímetro nem sempre é marcada com precisão Imagem: Pexels.com

Do UOL, em São Paulo

19/11/2024 12h00

Com um número cada vez maior de radares espalhados pelas vias públicas de todo o país, é importante se atentar a certos detalhes para evitar o susto de ver a multa na caixa de correios.

A boa notícia é que a própria montadora, propositalmente, faz o velocímetro marcar uma velocidade maior do que a real, para a maior parte dos carros que estão em circulação hoje em dia. Tenha ele funcionamento analógico ou digital.

Apesar de a montadora poder chegar mais próxima dos 100% de velocidade real, esse erro existe, pois eles colocam para menos. A montadora toma o cuidado de usar essa margem para não colocar as pessoas em risco por questões de multa ou segurança" Cleber Willian Gomes, docente do departamento de engenharia mecânica da FEI

Relacionadas

Como funciona:

  • Na prática, se o velocímetro, por exemplo, acusa 50 km/h, a velocidade real do carro será menor do que isso.
  • A comprovação é possível de ser feita ao confrontar o que o painel diz com o que aparelhos GPS informam.
  • A lógica que embasa essa sábia decisão das fabricantes de veículos é que o motorista precisa sempre calcular as reações ao volante em função da velocidade.
  • Quanto mais devagar ele está, mais facilmente poderá agir para manter o carro sob controle.

Mas uma "mania" do brasileiro põe tudo a perder

Brasileiros gostam de rodas grandes no carro Imagem: Divulgação

O ponto que faz tudo isso cair por terra é a alteração do diâmetro do conjunto de rodas e pneus, algo proibido pela resolução 292 do Contran, de 2008. O condutor que desrespeitar, ao ser parado, corre o risco de ser multado em R$ 195,23 e receber cinco pontos na CNH.

Já os veículos classificados na espécie misto, tipo utilitário, poderão ter alterado o diâmetro externo do conjunto formado por roda e pneu, observadas restrições impostas pelo fabricante e exigências fixadas pelo Contran.

Até é possível refazer a calibração para adequar a leitura da velocidade pelo painel do carro, mas como muitos nem se dão conta de que essa divergência existe, pode-se concluir que não irão atrás de readequar. Fora os que sabem, mas não ligam para a leitura errada.

Nada exclui, ainda, aqueles que agem de má fé. Quando o carro passa a marcar uma velocidade sempre menor (devido à alteração do diâmetro para mais), o registro da quilometragem total do carro no hodômetro fica defasado.

A quilometragem real desse carro será maior do que o que o painel indicará. O quão maior, vai depender de quanto tempo o antigo dono rodou com o carro. É equivalente ao picareta que adultera o computador de bordo.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como carro pode te enganar sobre velocidade real ao passar por um radar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Encontre aqui recursos importantes para quem busca informações sobre as leis de trânsito no Brasil, multas e infrações, bem como dicas para uma direção segura e consciente. Com conteúdos que abrangem desde as atualizações na legislação até as principais dúvidas dos motoristas, essa fonte é essencial para quem deseja se manter informado sobre as regras do trânsito e evitar problemas com a fiscalização.


Legislação, Multas e Trânsito