Por que novo carro mais rápido do mundo não entrará para Guinness Book
Gabriel Lima
Colaboração para o UOL
24/11/2024 12h00
Derivado do Bugatti Chiron, o novo conversível da marca francesa - o Bugatti Mistral - conseguiu atingir a incrível velocidade de 453,91 km/h na pista de Papenburg, na Alemanha. Com esta velocidade aferida, o modelo que conta com o clássico propulsor W16 da Bugatti se tornou o conversível mais veloz do mundo. Porém, o recorde não foi confirmado oficialmente.
O que aconteceu
Piloto de testes da Bugatti, Andy Wallace foi o responsável pela velocidade alcançada pelo Mistral em Papenburg. Entretanto, o modelo fez a pista apenas em uma direção. Para entrar no Guinness Book é necessário fazer a mesma reta nas duas direções.
Em seguida, uma velocidade média é calculada - esta marca é tida como o recorde do veículo em questão. Isso é feito para que o vento não influa na aferição. Desta forma, o conversível mais veloz do mundo segue sendo o SSC Tuatara.
Ainda assim, o carro de 15 milhões de euros (cerca de R$ 91 milhões na cotação atual) teve seu teste concluído com presença do CEO da marca, Mate Rimac, e seu proprietário.
O modelo, chamado de Bugatti Mistral World Record Car, vem em duas cores fazendo referência ao Bugatti Veyron Super Sport, que por oito anos foi o carro de produção mais veloz do mundo.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.