Superlanterna à venda na internet é usada ilegalmente até contra a polícia
Wandick Donett
Colaboração para o UOL
26/11/2024 05h30Atualizada em 29/11/2024 16h52
Uma lanterna super potente, criada para uso militar e que pode facilmente ser adquirida na internet, tem sido usada por maus motoristas para ofuscar outros condutores e até para escapar da polícia.
O acessório, que tem diversas fabricantes, é capaz de emitir um feixe de luz tão potente que chega a cegar momentaneamente quem for atingido por ele.
Reportagem do UOL Carros já contou que um youtuber fez uso do equipamento para forçar passagem sobre motoristas mais lentos trafegando na faixa da esquerda.
Em outros vídeos que circulam na internet, o dispositivo, aparentemente, é utilizado para escapar da fiscalização policial em rodovias.
Como é a super-lanterna
A lanterna, no vídeo viral, é identificada com iluminação de 100 mil lúmens.
Iluminada por LEDs, emite um feixe de luz que pode ser intermitente, ao toque de um botão.
De acordo com anúncios em sites de comércio eletrônico, tem alcance de até 5 mil metros em ambientes de escuridão total e permite ajustar o respectivo feixe de luz para cobrir uma área ampla ou concentrar-se em um ponto específico.
Lanternas potentes como a deste vídeo, com boa qualidade, podem ser encontradas por cerca de R$ 5,3 mil.
A luminosidade é significativamente maior do que a de lanternas convencionais, que geralmente possuem entre 500 e 2.000 lúmens.
Comparando com o farol convencional de um carro, que tem geralmente algo entre mil e 3.000 lúmens, fica claro que essa lanterna tática possui uma capacidade de iluminação muito superior.
O que diz a lei
O uso dessa lanterna em veículos, para a finalidade mencionada acima, é totalmente ilegal.
Em nota enviada à reportagem do UOL Carros, o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) informa que seu uso em veículos pode trazer sérias consequências legais.
É importante que os motoristas estejam cientes dessas regulamentações para evitar problemas com a polícia e garantir a segurança no trânsito.
"Conduzir um veículo com equipamentos de iluminação e sinalização alterados é uma infração grave, prevista no artigo 230 do CTB [Código de Trânsito Brasileiro]. A penalidade inclui a aplicação de cinco pontos na CNH [Carteira Nacional de Habilitação], multa no valor de R$ 195,23 e retenção do veículo para regularização. De acordo com o CTB, a competência pela regulamentação da iluminação é do Contran [Conselho Nacional de Trânsito] e pode ser consultada na Resolução 970/2022".
A Resolução Contran 970/2022 estabelece que a iluminação dos veículos deve ser adequada e não deve causar ofuscamento ou reflexo prejudicial para outros motoristas. Portanto, o uso de lanternas táticas de alta potência em veículos em trânsito é considerado uma violação dessa resolução.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.