Tecnologia para motorista ruim de baliza traz solução e cria um problema
Alessandro Reis
Do UOL, em São Paulo (SP)
04/12/2024 09h00
Esta é a newsletter Carros do Futuro. Inscreva-se gratuitamente para receber no seu email toda quarta. Conheça as demais newsletters do UOL. São dezenas de opções sobre os mais variados assuntos para a sua escolha.
********
Para quem tem dificuldade de estacionar, a tão temida baliza ficará no passado, a depender de novas tecnologias que estão chegando aos veículos.
Dentre elas está a capacidade de os automóveis esterçarem as respectivas rodas em um ângulo de até 90 graus, o que permite que, literalmente, andem de lado, como caranguejos.
Esse é o "truque" disponibilizado em modelos como o novo Hyundai Ioniq 5, batizado pela fabricante sul-coreana como e-Corner.
Existe, porém, uma outra abordagem para auxiliar motoristas ruins de baliza - ou, simplesmente, para facilitar a vida de qualquer pessoa ao volante.
Essa tecnologia, exclusiva de alguns carros elétricos mais avançados, literalmente permite que eles girem no próprio eixo - o que também torna mais fácil a saída de vagas mais apertadas.
Isso é possível porque tais veículos têm um motor em cada roda, que pode ser acionado de forma independente, inclusive girando em sentidos opostos - uma central eletrônica cuida de tudo, em um processo também conhecido como vetorização de torque.
Essa é a "mágica" que faz veículos do tipo serem mais fáceis de manobrar, além de impressionarem com manobras vistosas.
Um modelo que traz essa capacidade é o Mercedes-Benz EQG, a versão elétrica do SUV Classe G - no ano passado, durante a feira de tecnologia CES, em Las Vegas (EUA), a montadora alemã promoveu um "balé" com esses utilitários girando de forma sincronizada.
O SUV de alto luxo Yangwang U8, da BYD, também traz essa capacidade e tem lançamento previsto no Brasil para 2025 ou 2026.
Tamanha tecnologia impressiona e facilita a vida, mas traz um problema colateral: como os pneus giram em falso, seu desgaste acaba sendo acentuado, especialmente no asfalto - prova disso são as marcas criadas no piso durante tais manobras, facilmente perceptíveis em vídeos que circulam na internet.
Claramente, o recurso que facilita a baliza e também chama a atenção é para uso rápido, durante poucos segundos - a não ser que você não se importe em trocar os pneus bem antes do prazo previsto.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Bombou nas redes
Por que seguradoras dão perda total em carros até mesmo após batidas leves. Leia mais
Carol Opaleira: ela concilia vida de guincheira com sucesso no OnlyFans. Leia mais
UOL Carros recomenda
CNH: Congresso analisa habilitação para carro automático e outras mudanças. Leia mais
Carros xodós de William Bonner viram atração de museu e valem uma fortuna. Leia mais