Novo Papamóvel é entregue pela Mercedes; veja detalhes do veículo
O Vaticano tem um novo Papamóvel, desta vez tendo como base o Mercedes G 580 EQ de motorização elétrica. O modelo é o mais recente da linha Classe G, sempre utilizada pelos últimos papas, desde João Paulo II e Bento XVI ao atual, Francisco. O modelo adaptado segue tendo um local de destaque fora da cabine para o pontífice desfilar.
O que aconteceu
Desenvolvido em colaboração entre o Vaticano e a Mercedes, o novo Papamóvel foi entregue como uma espécie de presente de Natal antecipado para o Papa Francisco. Com exterior em branco perolado, ele segue com o conhecido design de capota aberta para que o Papa se sente em destaque.
Nas modificações, a Mercedes removeu a porta traseira esquerda e a soldou novamente na carroceria. Já a porta traseira direita permanece, mas foi completamente reformada e agora abre no estilo suicida.
O assento giratório posicionado centralmente e com altura ajustável é acessado por trás. De acordo com a Mercedes, o assento foi desenvolvido para que o Papa "se mova com flexibilidade", bem como fale com o público de diferentes ângulos. Ainda há dois assentos laterais logo atrás e degraus na parte traseira para a segurança.
O modelo elétrico tem quatro motores e foi "adaptado às velocidades particularmente baixas necessárias para aparições públicas". A versão padrão tem bateria de 116 kWh, com potência combinada de 587 cv, toque de 118,5 kgfm e pode ir de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. Sua velocidade final é de 180 km/h e sua autonomia é de 385 km.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.