JAC Hunter encara Titano, Shark, Ranger e Hilux; veja duelo entre picapes
Raphael Panaro
Colaboração para o UOL
06/12/2024 05h30
A recém-lançada JAC Hunter coloca a marca chinesa de volta ao jogo dos carros a combustão no Brasil. Desde o final de 2022 vendendo somente elétricos no país, a fabricante aposta em um segmento que cresce a cada dia: a das caminhonetes.
Com motor 2.0 turbodiesel, ampla capacidade de carga e, claro, de olho no custo-benefício, a Hunter promete agitar a categoria. Mas como a picape média chinesa se sai frente às rivais do segmento?
Colocamos a Hunter frente a frente em um comparativo de números com a concorrente direta de preço, Fiat Titano, a conterrânea BYD Shark, a mais vendida da categoria, Toyota Hilux, e a referência do segmento, Ford Ranger.
Dimensões
A Hunter tem bom porte: 5,33 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,92 m de altura e 3,11 m de entre-eixos. Shark (5,45 m) e Ranger (5,37 m) são maiores no comprimento. Hilux e Titano também têm 5,33 m.
A JAC tem uma das menores distâncias entre-eixos, o que resulta em um espaço interno mais conciso: são 3,11 m. Só fica acima da Toyota Hilux, que tem 3,08 m. Ford Ranger (3,27 m) e BYD Shark (3,26 m) lideram este quesito.
Capacidade de carga
Aí não tem para ninguém. A JAC Hunter sobre com seus 1.400 kg. Todas as outras ficam bem distantes. A Ford Ranger pode levar até 1.070 kg dependendo da configuração cabine dupla. Já a Titano carrega 1.020, com a Hilux logo atrás, 1.000 kg. A Shark é a pior neste tópico, com apenas 790 kg.
Único item que a Titano leva é o de volume da caçamba. A Hunter, com 1.135 l, fica apenas na penúltima posição, atrás ainda de Ranger (1.250 l) e Shark (1.200 l). Só à frente da Hilux, que tem 1.000 l.
Motor e potência
Aqui, amplo domínio da chinesa, mas da BYD. A Shark aproveita seu conjunto híbrido plug-in para prover 437 cv de potência. A Ford Ranger e seu V6 3.0 turbodiesel tem 250 cv.
Já a Hilux e seu 2.8 turbodiesel entregam 204 cv e a Titano, apenas 180 cv extraídos de seu 2.2 turbodiesel. A Hunter vem com um 2.0 turbodiesel de 191 cv.
Aqui vale um adendo. Na mesma faixa de preço da Hunter, a configuração equivalente da Ranger (Black, XL ou XLS) tem motor 2.0 turbodiesel de 170 cv.
Há quem ache que o torque é que realmente diz o quão forte é a picape. E nesse quesito a BYD Shark leva novamente vantagem com seus 65 kgfm, se beneficiando da motorização híbrida. A Ford vem colada com 61,2 kgfm. A JAC fica em terceiro neste comparativo, com 46,9 kgfm. A Titano é a que tem menos força: 40,8 kgfm.
Tanque e consumo
A Hunter tem tanque de combustível muito compatível com as rivais. São 80 litros, igual Ranger, Hilux e Titano. A Shark, além de ser movida a gasolina, tem só 57 litros.
Segundo a JAC, a Hunter tem médias de 9 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, um consumo apenas aceitável. A Ranger 2.0 registra 10 km/l (cidade) e 11,5 km/l (estrada). Já a Hilux tem números parecidos: 10,1 km/ (urbano) e 11,3 km/l (rodoviário).
A Titano tem as piores médias: 8,6 km/l e 9,3 km/l em cidade e estrada, respectivamente. A BYD Shark, por sua vez, não teve o consumo divulgado pelo Inmetro, mas consegue rodar 57 km só no modo elétrico, sem gastar combustível.
Garantia
Além do preço competitivo, a JAC deu garantia de oito anos para sua nova picape. Uma resposta aos seis anos da rival chinesa BYD Shark.
A Toyota, querendo manter sua liderança do segmento, ampliou para dez anos a garantia da Hilux. Já a Titano foi o primeiro modelo das marcas da Stellantis a oferecer cinco anos no total sem limite de quilometragem. A Ranger também tem cinco anos.
Certifique-se de checar as entrelinhas dos contratos de garantia porque o tempo de garantia pode ser outro para diferentes peças.
Preço
A Hunter, vendida em versão única até o momento, tem preço promocional de R$ 239.990, o que a coloca em um ambiente competitivo entre as picapes médias. Trata-se do mesmo valor que a Fiat cobra pela Titano na opção intermediária Volcano.
A Ranger, nas versões com motor 2.0 diesel de 170 cv, tem valores de R$ 219.990 (Black) e R$ 247.990 (XL). Já a Toyota cobra R$ 259.790 pela Hilux em sua versão de entrada com câmbio automático e cabine dupla. Por híbrida plug-in, a Shark é a mais cara de todas: R$ 380.000