Demanda por carros elétricos faz consumo de gasolina despencar na China
Com o número de carros elétricos e híbridos aumentando na China, o país agora tem mais da metade de seus carros vendidos sendo eletrificados. Desta forma, especialistas dizem que o consumo de gasolina no país pode começar a cair entre 4% e 5% ao ano, o que pode reduzir a demanda de petróleo - que na China equivale a quase um quinto do consumo global.
O que aconteceu
As vendas de modelos eletrificados na China triplicaram nos últimos três anos e são quase oito vezes maiores do que eram em 2020. E isso já está deixando seus efeitos no mercado automotivo local.
Quase um quinto da produção mundial de petróleo atualmente vai para a China, porém para especialistas este número deverá cair substancialmente pela diminuição na demanda por gasolina. No momento, a China tem 25% de seu consumo de petróleo pelos carros.
Anders Hove, pesquisador da China no Oxford Institute for Energy Studies, disse à Bloomberg que o uso de gasolina no país deverá cair em de 4% a 5% a cada ano entre agora e o fim da década. No momento, um em cada 10 carros na China é eletrificado, mas na taxa de vendas atual a relação deve dobrar até 2027 e pode chegar a 100% até a década de 2040.
Assim, a demanda de petróleo - que atualmente é de 3,5 milhões de barris por dia - poderia cair para apenas 1 milhão até 2040.
Ainda assim, outros países seguem utilizando bastante carros com combustíveis fósseis pelo mundo, como os EUA - que têm apenas 10% de sua frota de veículos elétricos. A China também ainda possui uma frota de carros híbridos, que também seguirá utilizando gasolina.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.