Guerra de patentes: BYD e Tesla disputam por novidades em carros elétricos
Gabriel Lima
Colaboração para o UOL
17/12/2024 12h51
Apesar de parceiras na China, com a Tesla comprando há anos da BYD células de bateria para veículos produzidos em suas fábricas em Xangai e Berlim, ambas recentemente têm disputado ferrenhamente no número de vendas e também em patentes registradas, apesar de estratégias diferentes dos dois lados.
O que aconteceu
Além da batalha travada no mercado de elétricos, a Tesla e a BYD também lutam pela liderança no mercado de patentes registradas. Nos últimos anos a vantagem em quantidade é da BYD, entretanto a Tesla disputa um jogo diferente, segundo dados da LexisNexis Intellectual Property Solutions.
A BYD aumentou seu portfólio geral de patentes em 72% nos últimos cinco anos para atingir 15 vezes o número de patentes ativas da Tesla.
Porém, a Tesla foca seus registros em patentes mais valiosas, ou seja, que são citadas com mais frequência do que outras patentes do mesmo campo de tecnologia e ano. Este valor também pode aumentar se o detentor da patente decidir proteger a invenção, cobrindo mercados internacionais.
Neste ponto, a marca norte-americana aumentou a qualidade de suas patentes em três vezes frente à média do banco de dados de patentes globais, já a qualidade das patentes da BYD caiu ligeiramente no mesmo intervalo.
A Tesla também tem mais da metade de suas patentes ativas registradas em todo o mundo, incluindo 31% na China. Já a BYD tem 82% de patentes apenas na China. Apenas 7% de suas patentes estão ativas nos EUA.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.