Ney Latorraca foi 'jovem rebelde' que acelerou motos e ostentou Opala
Do UOL, em São Paulo
26/12/2024 11h41
Ney Latorraca morreu nesta quinta-feira (26) aos 80 anos, vítima do agravamento de um câncer de próstata. Dono de uma carreira de muitos sucessos no teatro e na televisão, o ator foi protagonista de dois personagens que mexeram com a relação entre o público e as motos.
Em 1972, Latorraca foi o protagonista da novela Eu e a Moto, na TV Record. Aos 29 anos, o ator interpretou Fernando Rockford, um 'rebelde sem causa' que vivia em um universo de jovens apaixonados por motos e rock n roll. Seu par romântico na trama, interpretado por Selma Egrei, também era uma motociclista que se destacava acelerando nas ruas.
Já na TV Globo, em 1976, Latorraca foi um dos destaques de Estúpido Cupido, novela que também tinha como temática os jovens dos anos 60, com pistas de dança, rock e motocicletas. Seu personagem Mederix era líder de uma banda e enganava nos estudos para manter a mesada dada pelo pai, sempre acelerando sua lambreta. A trama foi a última exibida em branco e preto na emissora.
Também foi na década de 70 que Latorraca foi garoto-propaganda de um importante carro da indústria automotiva: o Chevrolet Opala. Em um comercial, o ator aparece falando ao chefe sobre 'um carro econômico, de preço muito bom', mas depois esbanja ao chamá-lo de 'modelo de luxo'. A peça termina de maneira cômica, com o veículo sendo rebocado por estacionar em local proibido.
Ator morre aos 80 anos
A causa da morte de Latorraca foi uma sepse pulmonar após o agravamento do câncer de próstata, com o qual foi diagnosticado em 2019.
Ao receber o primeiro diagnóstico, Ney passou por uma cirurgia de remoção da próstata. A doença voltou em agosto deste ano, já com metástase. Houve o tratamento inicial, porém sem sucesso.
Seu último trabalho foi em "Cine Holliúde" (2019), cinco anos após anunciar que se aposentaria. "Está na hora de eu parar. Não quero mostrar minha decrepitude. Quero ficar em casa, descansar, viajar", disse em coletiva de imprensa.
O local, horário do velório e cremação do corpo ainda não estão definidos.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.