Até carro blindado tem pontos vulneráveis, mas intervenção amplia segurança
Wandick Donett
Colaboração para o UOL
31/12/2024 05h30Atualizada em 31/12/2024 16h35
Mesmo com blindagem, os carros podem apresentar áreas mais vulneráveis a disparos de armas de fogo.
Sabendo disso, as blindadoras recorrem a um serviço conhecido como overlap.
A prática consiste em um reforço da proteção balística em áreas estratégicas da blindagem de um veículo.
"Overlap, no ramo da blindagem, consiste na sobreposição de materiais para a eliminação de juntas cegas ou frestas com o objetivo proteger a parte entre as bordas dos vidros e a carroceria, mantendo a segurança dos ocupantes", explica Marcelo Silva, presidente da Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem), que representa empresas do setor.
Conforme Silva, o overlap era feito exclusivamente por meio da inserção ou soldagem de uma chapa de aço na área entre as bordas dos vidros e a carroceria.
Para oferecer menor interferência na originalidade do veículo, atualmente há vidros blindados que já vêm com o aço inserido nas respectivas bordas, deixando os acabamentos internos muito próximos dos originais.
Quanto custa?
O custo da blindagem com overlap varia de acordo com o modelo do veículo, o nível de proteção e a tecnologia utilizada.
Em geral, a aplicação pode variar entre R$ 10 mil e R$ 30 mil, dependendo do modelo e das especificações do veículo.
Blindagem certificada
É importante ressaltar que a qualidade da blindagem depende de diversos fatores, como a escolha dos materiais, o processo de fabricação e a qualificação da equipe responsável pelo serviço.
Por isso, é fundamental escolher uma empresa certificada e com experiência no mercado.
A certificação do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), em parceria com a Abrablin, atesta a qualidade e a segurança dos produtos oferecidos no mercado brasileiro.
Ela abrange todos os procedimentos de blindagem, incluindo os materiais utilizados, como manta, aço e vidro balístico, que também devem trazer a Certificação de PCE (Produtos Controlados pelo Exército).
"A certificação é voluntária e visa proporcionar que a empresa forneça um produto que efetivamente cumpra sua finalidade primordial: dar a segurança aos ocupantes do veículo contra uma variedade de ameaças", afirma Sergio Fabiano, gerente de serviços automotivos do IQA.
Em 2024, o mercado de blindagem no Brasil registrou um crescimento significativo. Até novembro, foram blindados 30 mil carros no país, superando o recorde anterior de 2023, quando 29.296 veículos receberam proteção balística.
A maior parte das blindagens está concentrada no estado de São Paulo, seguido pelo Rio de Janeiro.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.