Renault Sandero deixa de ser fabricado e se despede após 17 anos no Brasil

A Renault anunciou que o Sandero, presente no mercado nacional desde 2007, não será mais produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR), desta forma saindo de linha no Brasil. Além disso, a picape Oroch também teve sua versão com motor TCe 1.3 Flex, descontinuada, com as versões 1.6 seguindo à venda.

O que aconteceu

O Renault Sandero não será mais fabricado pela marca francesa no Brasil, segundo a própria montadora informou nesta última segunda-feira em comunicado enviado ao UOL Carros. A justificativa deverá ser um investimento maior em SUVs compactos.

Com projeto da Dacia, marca romena controlada pela Renault focada em veículos de baixo custo, o Sandero teve seu desenvolvimento em 2006. Ele foi apresentado no Salão de Frankfurt de 2007 e chegou ao Brasil no fim do mesmo ano.

Com motores aspirados 1.0 e 1.6, foi destaque no mercado nacional, disputando com modelos consagrados como Volkswagen Gol, Fiat Palio e Ford Fiesta. Em 2009, veio a versão aventureira Stepway. Sua versão esportiva, a RS, também marcou época.

A Renault finalizou a produção do Sandero no Brasil, sem sequer trazer sua última geração - datada de 2020 - ao país, entendendo que o mercado de hatches compactos se tornou pouco promissor.

Oficializando o fim do Renault Sandero no Brasil, a marca enviou a seguinte mensagem oficial:

Stepway: A Renault confirma o fim de produção do Stepway no mercado brasileiro. Oroch: A Renault confirma o fim de produção da Oroch com motor TCe 1.3 Flex. Todas as versões com motor 1.6 continuam em linha.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.